Notícias > Cultura
Fazenda da Barra se transforma em cenário para peça Paixão de Cristo em Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/02/2026
Neste ano, a Fazenda da Barra se transformará em cenário para a encenação da peça Paixão de Cristo. A informação foi divulgada pelo prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, durante a primeira reunião realizada com interessados em fazer parte do elenco, no domingo, dia 1º de fevereiro, no Teatro Municipal Dona Zenaide.“A Fazenda da Barra é um patrimônio do nosso município que nos engrandece muito e sabemos que ela é a história viva de Jaguariúna. E levar a Paixão de Cristo para lá é mostrar para as pessoas o potencial gigante desse espaço. Queremos levar eventos, espetáculos e tornar realmente a fazenda um espaço vivo e de integração, onde a população se identifique e consiga tê-la como um destino turístico”, enfatiza o prefeito.
Além do local, outra mudança é referente aos dias de encenação da peça, pois o intuito é evitar que as apresentações coincidam com as mesmas datas celebradas pela igreja católica, possibilitando que tanto os participantes quanto público possam prestigiar o espetáculo. De acordo com informação divulgada na primeira reunião, as encenações vão ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de março, e se necessário também no dia 29, antecedendo a Semana Santa. Outro ponto de destaque foi o crescimento no número de personagens, ampliando o elenco e tornando o espetáculo ainda maior.
“Nós temos a Escola das Artes, que é um grande instrumento de capacitação de artistas, mas nós queremos também resgatar as pessoas que por muitos e muitos anos viveram a Paixão de Cristo. A comunidade sempre foi muito presente, então, nós alteramos a data esse ano, trazendo para uma semana antes da questão religiosa, quando acontecem missas e celebrações. Nós conversamos com os padres na última semana, onde foi definido que trazer para uma semana anterior é trazer realmente a comunidade da igreja presente juntamente na Paixão. E esse é o resgate”, enfatiza o prefeito. O espetáculo ainda contará com a participação das escolas municipais.
O diretor geral João Paulo Nascimento completou que o elenco terá uma participação maior de mulheres, neste ano. No total, o espetáculo terá 56 personagens, sendo a maioria formada por mulheres. Serão 32 cenas e uma hora e meia de duração. Ele ainda disse que o principal foco da Paixão de Cristo é fazer um espetáculo que una fé, arte, e que seja encenado pela família e para família.
Durante a reunião foram anunciadas ainda mais novidades sobre o espetáculo. A arquibancada será montada em formato de U de frente a parede lateral da sede onde estão os janelões, pois neste ano, o casarão será usado como cenário de fundo. A ideia é ainda trabalhar com projeções.
Outro ponto de destaque é que o público será envolvido no espetáculo desde a chegada ao espaço, pois a recepção será feita por personagens que vão interagir com as pessoas, criando assim, um clima de emoção, antes do início da apresentação. “Nós queremos que as pessoas se emocionem na chegada da fazenda. Todo o trajeto até a chegada na arquibancada vai ser conduzido por artistas para que o público viva a energia desse momento, e que elas saiam pessoas mais renovadas, com esperança e com fé”, completa o prefeito.
Também houve uma mudança sobre quem contará essa história, que neste ano, será contada pelo próprio Jesus ressuscitado. O público também participará do espetáculo, pois a intenção é que as pessoas vivam essa experiência. Outro ponto destacado na reunião pelo prefeito foi a intenção de cada vez mais investir no Turismo para que Jaguariúna deixe de ser uma cidade apenas de passagem.
Ainda durante a reunião foram definidas as disponibilidades dos participantes sobre os ensaios e a escolha dos personagens. E a preparação já teve início nesta semana.
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: