Notícias > Memórias em vídeo
Maria Pinto Catão Bonini: imigrante português chega ao Brasil e trabalha na Barra
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 06/02/2026 Após uma viagem de 40 dias de navio, o imigrante português Antonio Pinto Catão, que na época tinha 11 anos de idade, chegou ao Brasil com a família, em 1912. A família construiu parte da sua história trabalhando na Fazenda da Barra, no tempo que a propriedade era comandada por José Alves Guedes, filho de José Guedes de Souza, o Barão de Pirapitingui. O tempo foi passando e Antonio se casou com Mariana Queiroz, no ano de 1924, então, resolveu sair da Fazenda da Barra para morar no sítio Santa Cruz, que pertencia aos sogros Carmem e Manoel Queiroz, no Capotuna.Chegou um momento em que a Fazenda da Barra passou a vender parte de suas terras e foram surgindo os sítios comprados pelos imigrantes. Foi quando Antonio adquiriu as suas próprias terras. Para a filha Maria Pinto Catão Bonini a fazenda foi importante na vida dos imigrantes, que deixaram os seus países em busca de uma vida melhor no Brasil.
Para mais informações sobre essa entrevista você pode acessar a página: https://www.estreladamogiana.com.br/livro-memorias-de-jaguariuna. Nesse link é possível acessar todos os textos que estão no livro impresso do Memórias de Jaguariúna.
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: