Estrela da Mogiana

Notícias > Memórias em áudio

Dona Ik Machado de Souza deixa São Paulo e vem morar na Fazenda da Barra

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 30/01/2026
Ouça:
Família Machado de Souza na Fazenda da BarraUma jovem educadora, de 24 anos de idade, deixou São Paulo para morar na Fazenda da Barra, um local cercado de muitas histórias e lendas, na década de 1940, em Guedes, no distrito de Jaguariúna. A educadora Maria do Carmo Paoliello Machado de Souza, conhecida como Dona Ik (in memoriam), mudou para a fazenda após o casamento com o engenheiro agrônomo e um dos proprietários da Fazenda da Barra, Darcy Machado de Souza, no ano de 1949. 

Voltando no tempo, antes de pertencer a família Machado de Souza, a fazenda teve origem na divisão da sesmaria do coronel Luís Antonio Souza e Bernardo Guedes Barreto. Em meados do século XIX, o Barão de Pirapitingui, José Guedes de Souza assume a fazenda da Barra. Com o seu falecimento, o filho José Alves Guedes herdou as terras, em 1897, ficando à frente da propriedade até 1932 quando foi vendida para Joaquim Machado de Souza, sogro de Dona Ik e o sócio Joaquim Santiago.
 
A Barra contava com pecuária e plantações de café, milho, algodão, mamão, laranja, dentre outras culturas. Quando Dona Ik chegou na fazenda, o marido Darcy já tinha assumido o comando da Barra. No ano de 2008, a propriedade foi adquirida pela Prefeitura de Jaguariúna, e atualmente a casa sede recebe eventos e a visitação de moradores e turistas.
 
Para mais informações sobre essa entrevista você pode acessar a página: https://www.estreladamogiana.com.br/livro-memorias-de-jaguariuna. Nesse link é possível acessar todos os textos que estão no livro impresso do Memórias de Jaguariúna. 
 
Compartilhe:
Comente: