Notícias > Circuito das Águas Paulista
Turismo Rural de Amparo mostra potencial e se destaca na Rota da Cachaça de São Paulo
por Redação/Estrela da Mogiana em 15/12/2025
O Turismo Rural de Amparo é destaque na recém-criada Rota da Cachaça de São Paulo, ação inédita que destaca o potencial turístico da produção desta bebida que representa a história e a identidade cultural do Brasil.Na quinta-feira, 11, em São Paulo, o Governo do Estado, apresentou o projeto com oito rotas distribuídas por 65 municípios, além de oito destinos de experiências e mais oito destinos de negócios. A iniciativa também visa fomentar o agronegócio e o desenvolvimento regional em todo o estado.
Esta é uma ação intersecretarial coordenada pela Casa Civil e com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
As Rotas da Cachaça vão ampliar mercados, estimular novos investimentos e expandir a presença da cachaça paulista dentro e fora do país, garantindo um produto seguro e de qualidade. A proposta integra produtores, indústrias, comerciantes e consumidores, movimentando toda a cadeia econômica com novos negócios, empregos e fortalecimento do setor.
As rotas Serras Paulistas, Mogiana, Noroeste, Cuesta, Itaqueri e Tietê, Centro Paulista, Frutas e Bandeirantes, Circuito das Águas e Alta Paulista concentram 65 produtores do destilado. O projeto inclui, ainda, sete destinos de experiências e oito destinos de negócios. Confira a lista completa no site www.rotasdacachaca.sp.gov.br/rotas-cachaca.
Amparo é destaque com as propriedades Fazenda Atalaia, Fazenda Benedetti e Cachaça da Torre.
Amparo também conta com as melhores cachaças do Estado de São Paulo
No mesmo evento, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) premiou os melhores rótulos do estado nas categorias Branca, Armazenada, Envelhecida em Carvalho, Envelhecida em Madeiras Brasileiras e Blends. Em seu segundo ano, o concurso de qualidade recebeu 130 amostras do estado inteiro, 60% a mais do que na edição anterior.
De Amparo, a Cachaça da Torre recebeu o primeiro lugar, com a Jequitibá Rosa, na categoria Envelhecida em Barris de Madeira Brasileira. Na categoria Envelhecida em Barris de Carvalho, a Giuseppe Benedetti Carvalho Americano está entre as três melhores do Estado.
São Paulo cresceu quase 36% nas exportações de cachaça, ritmo superior ao observado na maioria das economias regionais brasileiras. A diversificação de destinos e a expansão em mercados premium indicam evolução da imagem e qualidade da cachaça paulista no exterior, fortalecendo o branding do produto.
Confira as demais premiações de Amparo
Cachaça da Torre
1º lugar na categoria Cachaça Envelhecida em Barris de Madeira Brasileiras – Jequitibá Rosa – SELO OURO
Selo Prata – Categoria Cachaça descansada
Selo Prata – Categoria Cachaça envelhecida em carvalho
Fazenda Benedetti
Selo Ouro – Categoria Cachaça Blend
Selo Ouro – Categoria Cachaça envelhecida em carvalho
Cachaça Fina Flor
Selo Prata – Categoria Cachaça branca
Veja mais:
- por em //
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: