Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: avanços, inclusão e a luta pelos direitos

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 09/12/2025 Fanfarra da APAE se apresentou durante o evento (Foto Gislaine Mathias)Jaguariúna teve uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide, numa realização da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED). Após as falas das autoridades, a Fanfarra da APAE fez uma apresentação.
 
O evento ofereceu intérprete de Libras e pela primeira vez na história da cidade, apresentou recursos de acessibilidade, como autodescrição. No saguão do teatro, as empresas Ypê, Alea, Jaguar Plástico e Supermercados Antonelli fixaram banner e circular ofertando vagas PCD 50 +. A Unifaj, com uma turma do curso de Psicologia, também foi parceira na iniciativa.
 
Neste ano, a programação contou com a presença dos especialistas Luís Fernando Ridi e Cíntia Ridi que abordaram na palestra o tema “Inclusão – uma questão de todos nós”, apresentando reflexões e práticas que fortalecem a participação plena de pessoas com deficiência na sociedade.
 
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Silvia Helena Trovo Verona disse que o dia era de celebração, mas também de reflexão. “É dia de reconhecer avanços e identificar onde ainda precisamos melhorar. É dia de lembrar que a inclusão não é um favor, mas sim um direito, e uma sociedade que acolhe todas as pessoas, é uma sociedade mais justa, humana e mais forte. Que possamos sair daqui motivados, inspirados e ainda mais comprometidos com a construção de um mundo onde todas as pessoas tenham oportunidades iguais de desenvolver o seu potencial”, discursou.
 
O presidente do conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nelson Roberto Patrocínio da Silva disse que o evento contou com uma mudança, a autodescrição. “É o primeiro evento onde se faz a autodescrição em respeito as pessoas com deficiência visual. Temos que agradecer muito e continuar lutando para que um dia a plateia esteja lotada. Nós temos que ter respeito e um olhar mais carinhoso com as pessoas que possuem deficiência para que possa inclui-las na sociedade, e que consigam ir a todos os espaços. Temos que romper os obstáculos. Espero que cada um se torne um multiplicador”. Ele ainda frisou a importância da participação das pessoas com deficiência nas reuniões do conselho.

Prefeito Davi Neto anuncia duas conquistas durante evento (Foto Gislaine Mathias) 
Durante discurso, o prefeito Davi Neto anunciou que a prefeitura está implantando para o próximo ano um sistema onde o surdo terá um tablet em todos os departamentos públicos, com um intérprete em tempo real, para conseguir se comunicar com o profissional em qualquer ambiente público.
 
Ele também anunciou que no início do ano será inaugurado o Centro Municipal do Autismo, pois a intenção é trabalhar a independência dessas pessoas. “A intenção é que tenham estrutura para que tenham a oportunidade na vida, nos estudos e na empregabilidade. Temos que parar e olhar para o outro com um pouco mais de empatia, respeito e dignidade”, frisou. 
 
Compartilhe:
Comente: