Estrela da Mogiana

Notícias > Religião

Católicos de Jaguariúna celebram a padroeira da cidade Santa Maria nesta sexta-feira

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/09/2025 Padre Mi destaca a importância de Maria para a igreja católica (Foto Gislaine Mathias)Nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, é comemorado o Dia da Padroeira de Jaguariúna, Santa Maria. Desde o início do mês, a comunidade católica vem celebrando essa data com novena e missas, na Matriz Nova. Nesta quinta-feira, dia 11, nono dia da novena, a missa começa às 19h30. Já no dia da padroeira, na sexta-feira, dia 12, às 9h, carreata com a imagem da santa saindo da comunidade São Jorge com destino a Matriz para a missa solene, com a presença do bispo Luiz Gonzaga e autoridades, a partir das 10h. Às 18h, procissão e às 19h, celebração de missa.
 
O padre Ademir Bernardelli, conhecido por Mi, disse que Santa Maria é a mãe da igreja e mãe do povo de Deus. “Nós temos o grande privilégio de morarmos numa paróquia, numa cidade onde a padroeira principal é Santa Maria porque a nossa cidade nasceu nas barras da saia de Nossa Senhora, então, essa caminhada, essa presença mariana de Maria na igreja, representa para nós a mulher que viveu a fé e se colocou à disposição para a construção de um reino de Deus aqui na Terra, e através dela que veio o Salvador da humanidade. Ela foi a primeira que encarnou a palavra, e viveu essa palavra, e deixou essa palavra transformar a sua vida, a sua caminhada. A presença dela que nos ajuda a ser igreja, a ser povo de Deus e a viver a fé conforme o modelo deixado pra nós: a mulher da fé, a mulher da esperança, a mulher que é peregrina e a mulher que viveu o Evangelho”, destaca o padre.
 
A Matriz Centenária de Santa Maria está ligada com a história da cidade. De acordo com o padre Mi a implantação de projetos sociais com os padres antigos, antes até do padre Gomes chegar em Jaguariúna e depois com o próprio padre Gomes, fez com que a cidade fosse crescendo conforme a igreja ia caminhando.
 
“Tivemos o cinema, tivemos tantas outras coisas que aconteceram, tudo ao redor da igreja. A organização, bem dizer, ao redor da Vila de Jaguary, se deu ao redor da igreja. E essa construção edifica a cada um de nós. Ao olharmos para o templo, a gente diz, olha, tudo começou aqui. Aqui começou Jaguariúna, é o marco zero da cidade, uma importância muito grande, e agora ela está passando por esse processo de restauro, que a gente precisa também olhar com carinho especial para isso”, complementa o padre.
 
O padre pediu a ajuda dos católicos para o restauro da Matriz Centenária. “Não podemos deixar o marco zero da cidade às traças, precisamos cuidar. E está sendo feito com muito zelo, é muito demorado, a gente sabe disso, vai muito dinheiro, mas se todos puderem ajudar, colaborar, nós vamos fazer com que o restauro da Igreja Centenária faça ela voltar a ter vida, e abrindo as portas para as celebrações novamente. Então, nós contamos com a ajuda de todos, e aqui está o grande valor de dar esse sentido para esse monumento que é histórico. Não importa a minha religião ou a minha fé, é um prédio da história da cidade, pois ali que nasceu a cidade e que hoje está crescendo e se desenvolvendo. No começo a igreja também fez com que a cidade se desenvolvesse”, explica padre Mi.
 
Compartilhe:
Comente: