Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Alunos abrem desfile resgatando a história dos 50 anos da Cavalaria Antoniana em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 22/06/2025 Ala lembrou do padre Antonio Joaquim Gomes, que sempre apoiou esse tipo de evento (Foto Gislaine Mathias)O desfile da 50ª Cavalaria Antoniana de Jaguariúna foi marcado pelo resgate histórico do evento através da participação de cerca de 450 alunos de 13 escolas municipais e de 150 integrantes da Escola das Artes. Eles abriram o desfile realizado no domingo, dia 15, no Centro Cultural, contando a história desta festa religiosa, tradicional e folclórica.
 
Cada ala representou momentos dos 50 anos da Cavalaria, além da história de Jaguariúna e de personagens importantes da festa, entre eles, Padre Gomes, Anísio de Aguiar, santos juninos, fundador da cidade Amâncio Bueno, Igreja Centenária, Santo Antonio, os três rios que cercam a cidade, o trabalho nas colheitas de café e a maria fumaça.    
 
De acordo com a Coordenadora Geral de Educação Básica, Adriana Maria da Silva Vieira Mello foi um desfile temático lembrando os 50 anos da Cavalaria, então, cada escola ficou com um tema específico.
 
“Eu acho fundamental essa participação. As crianças ficaram muito felizes de participar, de estar lembrando um pouquinho da nossa cultura e revivendo esse momento de resgate da parte histórica da Cavalaria, que não é uma festa só por festa, é algo cultural, é histórico, sendo fundamental as crianças que estão na educação estar vivenciando esse momento”, enalteceu.  
 
E ainda completou que é importante os alunos saberem um pouco de toda a história, porque eles são o futuro e vão levar adiante essa tradição. “Estamos trabalhando com os alunos há um mês. São crianças dos quartos, quintos e sextos anos. Selecionamos algumas séries para que eles pudessem participar. E aí foi contada a história do Anísio, da Cavalaria e a parte cultural para soubessem o que estavam representando no desfile”, relatou. O resultado foi o resgate histórico de uma festa que chegou a marca de 50 anos de existência.
 
Alunos na 50ª Cavalaria Antoniana
Compartilhe:
Comente: