Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Segurança, rapidez e eficiência marcam a disputa do 1º Rodeio de Eletricistas em Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 27/03/2025 Eletricistas mostram habilidade e rapidez para realização das tarefas, com segurança (Foto Gislaine Mathias)Segura Guardião! Com essa frase o locutor anunciou cada bateria disputada na final do 1º Rodeio de Eletricistas e agitou a torcida na arquibancada, na terça-feira, dia 18, em Jaguariúna. Na cidade do rodeio, o evento reuniu 20 eletricistas finalistas, representando as distribuidoras do Grupo CPFL: Piratininga e Santa Cruz. Além de habilidade, técnica e equilíbrio, os eletricistas mostraram agilidade e rapidez para executar as tarefas, mas sempre com foco na segurança e eficiência. 
 
Para vencer o evento, eles precisaram superar os desafios já enfrentados no dia a dia de trabalho, pois as tarefas foram projetadas para simular situações reais de manutenção na rede elétrica, onde a execução correta dos procedimentos faz toda a diferença para evitar acidentes e garantir um atendimento eficiente aos clientes. Os juízes avaliaram desde o manejo dos equipamentos até a resolução de problemas, sendo que cada etapa reforçou os princípios da segurança e da qualidade na operação. 
 
O diretor-presidente da CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz, Rafael Lazzaretti disse que a ideia foi celebrar, reconhecer e valorizar o trabalho dos eletricistas que estão no campo atendendo os clientes. “É um evento que promove várias equipes, fazendo atividades do dia a dia, mas de uma forma que a gente consiga garantir segurança, dentro do prazo e da eficiência”, completa. Ele ainda reforça que o objetivo é fazer da segurança um reflexo natural no dia a dia de cada profissional. “E nada melhor do que esse evento em formato de rodeio para estimular esse comportamento saudável e reconhecer aqueles que são verdadeiros guardiões da vida", destaca.
Eletricistas se preparando para o início da bateria (Foto Gislaine Mathias) O evento contou com 153 inscrições e 20 eletricistas se classificaram para a final. O eletricista interessado se inscreveu para participar, fez uma prova teórica e em seguida participou da competição. “Foram três baterias e eles trabalharam sempre em dupla. Teve uma avaliação e os juízes olharam os requisitos de segurança, de produtividade e o tempo da atividade também foi cronometrado. Quem fez mais rápido dentro de todos os padrões de segurança foi o vencedor”, explica Rafael.
Tarefas foram similares ao trabalho na rede de energia (Foto Gislaine Mathias)Ele disse que a intenção é promover mais eventos como esse, mas em outras localidades para prestigiar toda a área de concessão da empresa. “Começamos por Jaguariúna pela sua importância e por Jaguariúna ser uma cidade do rodeio, então, a empresa ficou muito feliz de poder fazer o primeiro evento justamente aqui”, enaltece o diretor-presidente.
Elison da CPFL Santa Cruz destaca a gratidão por estar entre os melhores (Foto Gislaine Mathias) Para o participante da CPFL Santa Cruz, Elison Marques, estar na final é uma sensação muito boa e de agradecimento por ter conseguido ser selecionado, pois não foi fácil. “Passamos por várias etapas. O dia a dia não é fácil, e pra gente conseguir passar todos os obstáculos com toda segurança, como sempre, e ser selecionado e estar entre os melhores é uma grande gratificação”, enaltece.
 
Para Elison o maior desafio da profissão são as altas temperaturas. “Eu que trabalho em linha viva com uso de todos os mangotes, além de ter um risco da energia, o sol também castiga bastante”, relata.
 
O título ficou com Eduardo Luís Rocca, eletricista da CPFL Santa Cruz. "Levar esse troféu para casa é uma honra, mas o maior prêmio é saber que todos somos vencedores e que, todos os dias, colocamos em prática o que aprendemos aqui. Nosso trabalho exige atenção total, e a segurança vem sempre em primeiro lugar", celebrou o campeão. 
 
No pódio, também se destacaram Fernando Estevão e Rodrigo Gomes da Costa, ambos da CPFL Piratininga. Os melhores colocados ainda garantiram vaga para representar as concessionárias no Rodeio Nacional de Eletricistas da ABRADEE (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), no mês de maio. 
Eduardo, da CPFL Santa Cruz, vencedor junto com diretor-presidente e demais representantes da empresa (Foto divulgação) Segura, Guardião! 
 
O Rodeio de Eletricistas é um compromisso com a cultura da segurança. A iniciativa está alinhada à campanha Guardião da Vida, que promove a conscientização sobre os riscos da eletricidade e incentiva a prevenção de acidentes. 
 
Além de treinamentos constantes, a CPFL também leva essa mensagem para a comunidade por meio de palestras em escolas e encontros educativos. Em caso de dúvidas sobre segurança elétrica, é só chamar o "Guardião no Zap" pelo número (19) 2042-1572. 
 
CPF Piratininga e Santa Cruz
 
A CPFL Piratininga e a CPFL Santa Cruz estão em 72 cidades no interior de São Paulo. De acordo com Rafael o maior desafio em trabalhar com energia nos dias de hoje é atender as mudanças climáticas. “Cada vez mais o clima está afetando a nossa atividade e a empresa tem que restabelecer a energia de forma rápida, pois o cliente está mais exigente, então, o nosso desafio é continuar atendendo cada vez melhor e da melhor forma possível o nosso cliente, de maneira mais rápida no caso da falta de energia, dentro de um contexto de mudança climática, com temporais cada vez mais fortes e severos”, explica.

CPFL Energia 
 
A CPFL Energia está há 112 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. 
 
O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC). 
 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL. 
  
Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês. Em 2024 as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação. 
 
Compartilhe:
Comente: