Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Evento da Procuradoria da Mulher é marcado por retorno da Patrulha Maria da Penha e atrações culturais

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/03/2025 Guardas municipais, vereadoras, prefeito Davi e demais autoridades durante retorno da Patrulha Maria da Penha (Fotos Gislaine Mathias)O mês de março é dedicado a mulher e Jaguariúna vem sediando vários eventos e ações para lembrar dessa data. Uma das comemorações ocorreu no dia 8 de março, quando a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaguariúna, realizou uma programação com várias atrações: caminhada, aula de FitDance, noções de Defesa Pessoal, dança do ventre e apresentação do grupo Forró das Marias. Este foi o 1º Ato Comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, idealizado e organizado, pela Procuradoria.

Para a instrutora da equipe Gracie Barra, Raquel Lima, o Jiu-jitsu e a defesa pessoal andam juntos. “A gente mostrou que a mulher, mesmo achando que não é forte, ela se sobressai com a técnica de defesa pessoal. Nós ensinamos as antecipações, observar com quem está falando e saber quem está perto de você. A gente acaba ajudando as mulheres a sairem de alguns assédios”, explica a instrutora.
 Defesa pessoal foi um dos temas abordados durante o evento
Durante o evento foi apresentada a viatura e as quatro guardas femininas municipais que vão trabalhar no retorno da Patrulha Maria da Penha, que foi uma solicitação das vereadoras que integram a Procuradoria da Mulher da Câmara de Jaguariúna.
 
“Nós estamos celebrando a força da mulher no combate à violência doméstica e a proteção das vítimas. Apresentamos à sociedade, a viatura Maria da Penha, que é o símbolo de resistência contra a violência dessas mulheres que já sofreram terror dentro das suas próprias casas. Vamos dar um passo significativo para que isso não aconteça mais”, disse o secretário de Segurança, José Carlos Fernandes.

O prefeito Davi Neto frisou que situações de violência contra a mulher não podem ser permitidos. “Não podemos concordar e temos que combater diariamente. Isso não é admissível para a nossa sociedade e muito menos aqui em Jaguariúna. Em dois meses, a Patrulha Maria da Penha é resgatada e está de volta para a nossa população”, acrescenta o prefeito.
 Mulheres puderam ter acesso a serviços de saúde
A vereadora e Procuradora, Graça Albaran analisou o evento como positivo. “Principalmente pra mim, que já atuo dentro da Virada Feminina, que é um movimento de mulheres. Era um sonho o retorno da Patrulha Maria da Pena e hoje isso aconteceu a pedido da nossa Procuradoria das Mulheres. É um dia para festejar as conquistas, mas é um dia de muita responsabilidade, porque agora eu estou em outra esfera de poder, que é o Legislativo. Um poder que tem muitas oportunidades de fazer as coisas acontecerem porque além da gente fazer leis, nós podemos promover esse diálogo com o Executivo e com o Judiciário”, enaltece a vereadora.

Segundo Graça o papel da Procuradoria da Mulher é promover esse diálogo, criar protocolos e melhorar cada vez mais a vida da mulher em Jaguariúna. “Eu sou a primeira Procuradora da Mulher aqui em Jaguariúna. Eu me sinto muito honrada”, enaltece a vereadora completando que a procuradoria é um canal direto, aberto para as mulheres diante de qualquer tipo de agressão”, enfatiza.
 
Ela ainda complementa que a Procuradoria está preparada para receber, encaminhar e acompanhar esses casos nas esferas policial e no judiciário. “Nós estamos desenvolvendo protocolos de atendimento para essas mulheres. Vamos trabalhar juntamente com o Executivo e acionando sempre o Judiciário, então, é isso que nós realizaremos aqui em Jaguariúna. E tem muita coisa boa por vir. Vamos buscar oportunidades para essas mulheres regressarem ao mercado de trabalho”, explica.
 
A programação ainda contou com o sorteio de brindes. O evento teve apoio da Prefeitura de Jaguariúna e as parcerias com o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (ACIJ), Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Jaguariúna (CMDMJ) e a Polícia Civil por meio do Setor de Proteção à Mulher.
 Dança do ventre integrou a programação
 
Compartilhe:
Comente: