Notícias > Cultura
Bateria é batizada com nome de Pegada da Onça e resgata samba-enredo em homenagem a Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 06/03/2025
Os blocos desfilaram ao som da bateria e do samba-enredo: ‘A onça vai beber água! Jaguariúna, desenvolvimento e qualidade de vida nos trilhos do tempo’.
No comando, o mestre de bateria, Matheus Yuri, conhecido por Nozor, disse que com a volta dos blocos surgiu a ideia de retornar com a bateria. “Nós ficamos muito empolgados e reunimos alguns ritmistas. Tivemos cerca de quatro ensaios para sair no carnaval. Ainda faltam muitas peças importantes na bateria, como Carlinhos Olegário, por ser um patrimônio do carnaval”, disse Nozor.
De acordo com ele existe a ideia de manter a bateria ensaiando no parque e em paralelo realizar um trabalho com a Escola das Artes, que é o lugar onde vai formar novos ritmistas. “Ainda é uma ideia para se pensar e estruturar. A Escola das Artes sendo tanto educacional do ritmo como centro de captação para inserir novos integrantes na bateria. A ideia é fazer um carnaval cada vez mais melhor”, complementa.
A bateria ainda resgatou o samba da Pérola Negra. “Quando a gente sentou para conversar a respeito do carnaval e que ia ter a possibilidade da bateria, pensei vamos cantar qual samba? Daí eu lembrei que em 2008 a gente teve uma homenagem da escola de samba Pérola Negra de São Paulo e fui com a proposta para o Celso, secretário de Cultura, que depois levou para o prefeito Davi, e tivemos incentivo para colocar em prática”, explica o mestre de bateria
A partir desse momento teve início o trabalho desse resgate do samba-enredo. “Chamei o Leonardo, que tem uma história fantástica no meio do samba e aceitou. Ele resgatou o tom da música e a letra, e fizemos o trabalho para que a gente conseguisse entregar o carnaval”, frisa.

Pegada da Onça
Na última noite do CarnaJaguá, a bateria recebeu o nome de Pegada da Onça, após uma enquete realizada na internet. “Hoje é um dia muito especial de resgate dos blocos e retorno da nossa bateria. Fizemos uma votação nas redes sociais e a bateria foi batizada pelo nome oficial de Pegada da Onça, e espero que dure por muitos anos e gerações”, comenta o prefeito Davi Neto.
Pérola Negra
No ano de 2008, a Escola de Samba Pérola Negra levou para a passarela do samba de São Paulo, o enredo sobre a cidade de Jaguariúna, pelo grupo especial. Com o tema ‘A onça vai beber água! Jaguariúna, desenvolvimento e qualidade de vida nos trilhos do tempo’, a escola desfilou com 25 alas, 3,4 mil componentes e cinco carros alegóricos.
Matéria e fotos do desfile no link: https://www.estreladamogiana.com.br/memorias-de-jaguariuna/acervo/1180/2008:-perola-negra-canta-jaguariuna-no-grupo-especial-do-carnaval-de-sao-paulo-/
Vídeo do desfile da escola de samba Pérola Negra no link: https://www.youtube.com/watch?v=d6gHiPqPaAU
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: