Estrela da Mogiana

Notícias > Circuito das Águas Paulista

5ª edição do projeto Embalagem Legal recolhe mais de 3.350 unidades de diversos tamanhos

por Redação/Estrela da Mogiana em 01/02/2025 Com o crescimento do Projeto chama a atenção de produtores de cidades vizinhas A Secretaria de Agricultura de Artur Nogueira promoveu mais uma edição do Embalagem Legal, na sexta-feira, dia 31. O projeto, que acontece anualmente na Casa da Agricultura, tem como objetivo a destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas, evitando impactos ambientais e garantindo a sustentabilidade no campo.
 
Nesta 5ª edição, a ação foi celebrada pelos agricultores, que no passado não tinham alternativas adequadas para o descarte desse material. Ao todo, mais de 3.350 embalagens de diversos tamanhos foram recolhidas, enchendo um caminhão de grande porte.

O produtor rural Fábio Gazola ressaltou o impacto positivo da ação. "Esse tipo de evento é fundamental, pois demonstra a preocupação da Casa da Agricultura com os produtores do município, buscando auxiliá-los de todas as formas possíveis."

A ação é realizada em parceria com as cooperativas Coplacana (Cooperativa dos Produtores de Cana de Açúcar do Estado de São Paulo), Sistema Campo Limpo e Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba). Neste ano, o evento também contou com o apoio da Empresa Agro Sarpa e da LS Tractor.

Iniciativa  
 
Com o crescimento do projeto, cada vez mais produtores de cidades vizinhas têm aderido à iniciativa, levando embalagens para reciclagem.

Para participar, os agricultores precisaram seguir as normas de descarte correto: separar os frascos utilizados no preparo da calda de pulverização, realizar a Tríplice Lavagem (enxaguar três vezes, furar o fundo da embalagem e remover as tampas) e levá-los ao ponto de coleta. Após o recolhimento, as embalagens serão recicladas e transformadas em novos recipientes.

O secretário de Agricultura, Odair Boer, destacou a importância do projeto. "Essa iniciativa é muito esperada pelos produtores, pois muitos não têm onde destinar essas embalagens de forma correta."

 
Compartilhe:
Comente: