Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

A importância de manter viva a tradição de decorar casas para comemorar o Natal

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 25/12/2024 Fachada da casa ganha decoração (Fotos Gislaine Mathias)O Natal chegou. A cada ano, o nascimento de Jesus Cristo é comemorado seguindo tradições em todo mundo. No Brasil, é comum, as cidades investirem nas decorações com luzes, personagens, árvores e muita criatividade. As casas também costumam receber iluminação nessa época do ano, nem que seja um simples pisca-pisca. Eu, Gislaine Mathias, venho acompanhando a preparação da decoração aqui em casa, desde que eu era mais jovem.
 
O começo era apenas um presépio pequeno e a árvore de Natal dentro de casa. Depois, a decoração ganhou o espaço do lado de fora, apenas com as cascatas e piscas-piscas. Hoje, o projeto é mais complexo com montagens de estruturas e que levam em torno de três semanas. São desde renas, personagens natalinos, árvores de Natal, milhares de luzes, entre cascatas e pisca-piscas, presépios, estrelas e ursos.   
 Árvore de Natal e renas não podem faltar na decoração
Atualmente mantenho a tradição de família por acreditar na importância de levar paz e amor nos corações das pessoas, independentemente da idade, através dessa magia do Natal. As luzes e os enfeites levam alegria para as pessoas e esperanças em dias melhores.
 
A ideia é que apesar do momento que vivemos de violência e preocupações, ao passar por uma casa decorada, cada pessoa possa parar, refletir e contemplar um momento de paz e alegria, e que possa levar esses sentimentos para os demais dias do ano.
Vista quase que geral da casa decorada 
Ao conversar com as pessoas na rua, é possível ver a reação positiva e de felicidade delas diante da decoração e a expectativa de passar pelo local a cada final de ano. Em 2025, espero que cada casa tenha uma decoração, mesmo que simples, e que Jaguariúna, que pretende se tornar Município de Interesse Turístico olhe com mais carinho para essa data. 
Quadro mostra a sagrada família
Compartilhe:
Comente: