Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 70 anos

Primeira eleição em Jaguariúna ocorre no ano de 1898 para presidente da República no Casarão

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 05/10/2024 Capitão Ulisses Masoti era o proprietário do cartório e ficou como mesário (Acervo Casa da Memória)O Distrito de Paz de Jaguary, atual Jaguariúna, sediou a sua primeira eleição no ano de 1898, no Casarão, no bairro do Berlim, onde funcionava a Casa Comercial de Bueno e Ferreira, o 1º cartório da localidade.
 
A eleição para presidente da República aconteceu em 1º de março, com a participação de 36 eleitores. O fundador da cidade, Coronel Amâncio Bueno, foi o juiz de paz e o proprietário do cartório Ulisses Masotti ficou como mesário.   
 
De acordo com informações de uma revista comemorativa ao aniversário da cidade de 1999, do total de eleitores, 20 compareceram às urnas e todos votaram no mesmo candidato para presidente Doutor Lauro Sodré e para vice Fernando Lobo Leite Pereira, porém quem venceu o pleito foi Campos Sales.
 
A eleição, de acordo com o documento, teve início às 9h com término às 13h, e logo em seguida já aconteceu a apuração no mesmo local. Essa matéria quando foi publicada se baseou no registro da eleição, que consta em duas atas e escritas pelo escrivão de paz da época, Eugênio Pereira de Andrade.  
 
Eleição municipal
 
Já a primeira eleição municipal ocorreu em 5 de outubro de 1954. Naquele tempo o eleitor votava separado para prefeito e vice, e na primeira eleição, os dois da mesma chapa se elegeram por pequena margem de votos.
 
Joaquim Pires Sobrinho foi eleito com 528 votos contra 497 de Alonso José de Almeida, enquanto que Carlos Turato ganhou para vice, com 527 votos enquanto que João Angelo teve 496.
 
Primeira eleição
Compartilhe:
Comente: