Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 70 anos

Os desafios de Quinzinho na prefeitura após vencer a primeira eleição de prefeito de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 26/09/2024 Quinzinho junto com o seu carro utilizado na prefeitura (Acervo Casa da Memória) A primeira reunião para discutir a emancipação de Jaguariúna ocorreu em janeiro de 1952, na Fazenda Florianópolis. A população também foi consultada através de um plebiscito sobre a emancipação e ainda ocorreu a formação de uma comissão, que contou com vários membros da comunidade jaguariunense.
 
A primeira eleição ocorreu em 5 de outubro de 1954. De acordo com o coordenador da Casa da Memória, Tomaz de Aquino Pires, naquele tempo o eleitor votava separado para prefeito e vice, e na primeira eleição, os dois da mesma chapa se elegeram por pequena margem de votos”, conta.
 
Joaquim Pires Sobrinho foi eleito com 528 votos contra 497 de Alonso José de Almeida, enquanto que Carlos Turato ganhou para vice, com 527 votos enquanto que João Angelo teve 496.
 
Quinzinho, se tornou o primeiro prefeito de Jaguariúna e a posse ocorreu em 1º de janeiro de 1955. Os desafios foram grandes.
 
O coordenador da Casa da Memória Padre Gomes, Tomaz de Aquino Pires disse que a cidade não tinha nada e foi responsabilidade do primeiro prefeito alugar uma casa, comprar os móveis e montar a primeira prefeitura.
 
“Não tinha condução e usava o seu próprio carro para servir o município”, complementa. Ele recorda que o lixo era recolhido por uma carrocinha e dois burros, nas ruas centrais. Naquela época, a cidade possuía 5 mil habitantes, sendo 2.900 na zona rural.
 
Na época, ele inaugurou o posto de Puericultura, com o intuito de cuidar exclusivamente das crianças. Procedeu à instalação de tubos canalizando córregos, arrumou estradas, criou o Ginásio Estadual de Jaguariúna, inaugurou posto de saúde, efetuou a compra de terreno para a construção de prédio próprio da prefeitura, dentre outras benfeitorias.
 
De acordo com dados de 2018 do IBGE, a população estimada de Jaguariúna é de 56.221 pessoas.
 
Primeiro prefeito
Compartilhe:
Comente: