Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 70 anos

Implodindo os velhos pontilhões no centro de Jaguariúna e abrindo caminho para as avenidas

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 15/09/2024 Foto mostra momento da implosão que movimentou Jaguariúna (Acervo Casa da Memória)Quando a estação de Jaguary foi desativada surgiu um novo traçado da estrada de ferro que resultou na construção de dois pontilhões, na rua Cândido Bueno.
 
O novo trecho da ferrovia e a nova estação de Jaguariúna, atual Centro Cultural, foram inaugurados em 15 de dezembro de 1945.
 
Já em 1978, a linha foi desativada e na década de 1980, os pontilhões se tornaram sérios problemas para o progresso de Jaguariúna. Era comum, caminhões ficarem entalados em um dos pontilhões, que era mais baixo. 
 
Em 26 de julho de 1983, por meio do decreto 960, a área do pontilhão e da estrada de estrada de ferro, de propriedade da Fepasa, era declarada de utilidade pública para fins de desapropriação.
 
Nesse mesmo ano, os dois pontilhões foram implodidos e surgiram as duas avenidas. Em 6 de outubro de 2006, foi inaugurada a nova ponte para a passagem da Maria Fumaça, que agora, é o principal atrativo turístico de Jaguariúna.
 
Os pontilhões em fotos
Compartilhe:
Comente: