Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Escultura Touro Indomável é inaugurada em rotatória da Avenida Marginal em Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 01/09/2024 Escultura está localizada na rotatória próxima a FEART (Foto Gislaine Mathias)A escultura Touro Indomável, do artista Rafael Brancatelli, foi inaugurada no sábado, dia 31, na rotatória próxima a Feira de Arte e Artesanato (FEART), na Avenida Marginal, em comemoração aos 70 anos de emancipação político-administrativa de Jaguariúna.
 
A escultura patrocinada pela Motorola destaca um dos eventos mais famosos de rodeio do Brasil, o Jaguariúna Rodeo Festival. A intenção com mais essa obra é fomentar o turismo local na principal avenida da cidade, que é a porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista.
 
“É mais um presente para todos os jaguariunenses. Estamos muito felizes com mais essa inauguração. Quero agradecer mais uma vez a todas as empresas que tornaram esse sonho possível, presenteando Jaguariúna com essas belas obras de arte numa data tão importante para a cidade, que faz 70 anos em setembro”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.
 
“Além de evocar as festividades do rodeio, a escultura do touro simboliza a força e a pujança que caracterizam Jaguariúna. A cidade abriga importantes empresas de diversos setores, demonstrando uma economia diversificada e robusta”, explica o artista Rafael Brancatelli.
 
Segundo informação do artista, a escultura possui 5 metros de comprimento por 2m60 de altura e pesa cerca de 400kg. É feita de vários materiais, como aço, resina, EPS e fibra de vidro. Sua pintura dourada intensa faz alusão ao ouro que representa o Rodeio.
 
História do Rodeio de Jaguariúna
 
A primeira edição do Jaguariúna Rodeo Festival ocorreu no ano de 1989 e era chamado de Rodeio de Jaguariúna. Na ocasião, a atriz Lúcia Veríssimo participou da abertura como madrinha da festa, no Campo do Padre. A festa reuniu cerca de 18 mil pessoas e contou com várias atrações, entre elas, Nalva Aguiar e Mato Grosso e Mathias.
 
Nos dois anos seguintes, o JRF permaneceu no mesmo local, com as presenças de Claudia Raia, Lúcia Veríssimo, Sérgio Reis e João Mineiro e Marciano. O ano de 1991 ainda foi marcado pela gravação dos últimos 20 capítulos da novela Ana Raio e Zé Trovão, da extinta TV Manchete.
 
Já em 1992 houve a mudança de local do Campo do Padre para o Parque Santa Maria, reunindo em torno de 45 mil pessoas. Com o passar do tempo, o evento foi evoluindo e ocorreram parcerias com a Rede Globo e Bandeirantes.
 
A organização também passou a mesclar os estilos musicais incluindo atrações, como, Blitz, Roupa Nova, Skank, Daniela Mercury, Sandy e Júnior, João Paulo e Daniel, Chitãozinho e Xororó, dentre outros.
 
No ano de 1996, o jornalista Joelmir Beting fez uma palestra com o tema A Indústria do Rodeio Completo no Brasil. Em 1997 teve o primeiro rodeio para crianças com montarias em carneiros. Já no ano de 99, o JRF se despediu do Parque Santa Maria, e passou a ser realizado no Red Park.
 
O ano de 2001 foi marcado pelo show do grupo americano Creendence, com recorde de público com mais de 80 mil pessoas. Em 2004 ocorreu o  1° JIR - Jaguariúna International Rodeo com a presença de competidores americanos, australianos e canadenses. No ano seguinte se consolidou como o melhor festival country do país, e desde então, a festa vem se mantendo como uma das mais tradicionais do segmento e ganhou várias vezes o troféu Arena de Ouro.
Escultura integra uma série de três para fomentar o turismo de Jaguariúna (Foto Gislaine Mathias)
 
 
 
Compartilhe:
Comente: