Estrela da Mogiana

Notícias > Livro Memórias de Jaguariúna

Livro Memórias de Jaguariúna tem lançamento e reúne depoimentos de 28 famílias antigas

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/12/2023 Reginaldo, Gislaine, Sandra e Rosana, integrantes do projetoO livro Memórias de Jaguariúna, da escritora Gislaine Mathias, com os colaboradores Reginaldo Menegazzo, Rosana Gonçalves e Sandra Regina de Souza, foi lançado na sexta-feira, dia 8 de dezembro, na Casa da Memória Padre Gomes e reuniu entrevistados, familiares, autoridades e público em geral.
 
O livro faz parte do projeto Memórias de Jaguariúna que reúne histórias da cidade, através de várias entrevistas coletadas de famílias antigas e pioneiras.
 
A intenção difundir o trabalho para várias faixas etárias contando a história da cidade de uma maneira diferente, através dos relatos dos moradores, com lendas, causos, curiosidades, crendices, entre outros.
 
Com o desenvolvimento da cidade, a idade avançada dos pioneiros (antigos moradores) e a chegada de novos habitantes, a história de Jaguariúna começou a se perder diante da nova fase do município. Percebendo esse cenário, tornou-se necessário construir um trabalho voltado ao resgate dessa memória.
 
O projeto consiste em reunir essas histórias em vários volumes, sendo que o primeiro foi lançado ainda neste ano. Em 2021, o projeto foi premiado via PROAC DIRETO, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
 
Histórico
 
O projeto nasceu da coluna Memórias de Jaguariúna, que surgiu no ano de 2016, junto com o lançamento do site Estrela da Mogiana. A coluna se transformou em projeto, com a proposta de fazer a publicação de livros, em vários volumes, destacando as memórias dos antigos moradores da cidade.
 
Atualmente, o grupo é formado pela jornalista Gislaine Mathias, pelo ator, produtor cultural, historiador e Contador Reginaldo Costa Menegazzo, pela publicitária e consultora de projetos, Rosana Gonçalves e pela graduada em Turismo, Gestora Cultural e proprietária da Arabesco, Sandra Regina de Souza.

Momento em que a autora Gislaine autografa um dos exemplares
 
 
 
 
Compartilhe:
Comente: