Estrela da Mogiana

Notícias > Região

Artur Nogueira realiza campanha de conscientização no combate aos escorpiões

por Redação/Estrela da Mogiana em 04/09/2023 Agentes visitam as casas e buscam conscientizar a populaçãoA Vigilância em Saúde e Zoonose de Artur Nogueira está promovendo uma campanha de conscientização e prevenção no combate aos escorpiões. O objetivo central é educar os moradores sobre os riscos associados aos escorpiões e fornecer orientações eficazes para evitar a presença em ambientes urbanos.
 
Os agentes de combate a endemias visitaram as casas em diversos bairros da cidade. Nessas visitas são oferecidas orientações práticas aos moradores, juntamente com a distribuição de folhetos informativos que contêm dicas de prevenção contra acidentes relacionados a escorpiões.
 
"A prevenção é fundamental. Pequenas ações como manter o ambiente limpo e vedado podem fazer uma grande diferença na redução dos riscos. Em caso de picadas, a busca por assistência médica é a melhor atitude a ser tomada para garantir um tratamento adequado e rápido", enfatizou a responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin.
 
Além do contato direto com os moradores, a Prefeitura está intensificando a campanha através das redes sociais. Postagens informativas e didáticas estão sendo compartilhadas, visando alcançar um público ainda mais amplo.

Prevenção
 
A Vigilância em Zoonose destaca algumas medidas essenciais que os moradores podem adotar para reduzir o risco de aparições de escorpiões nas casas:
 
Higiene e Limpeza: Manter o ambiente limpo e organizado, eliminando entulhos, pilhas de madeira, materiais de construção não utilizados e outros locais propícios para o abrigo de escorpiões.
 
Vedação de Aberturas: Realizar a vedação de frestas, buracos e outras aberturas em paredes, portas e janelas para evitar a entrada dos animais.
 
Telagem: Utilizar telas protetoras em ralos, pias e aberturas de ventilação para evitar que escorpiões acessem os ambientes internos.
 
Limpeza de Terrenos: Manter terrenos baldios adjacentes limpos, evitando a proliferação de insetos, presas naturais dos escorpiões.
Uso de Inseticidas: Caso necessário, utilizar inseticidas de maneira responsável e seguindo as orientações do fabricante, focando em áreas externas e evitando a exposição de crianças e animais de estimação.
 
 
Compartilhe:
Comente: