Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Festa Italiana continua neste final de semana no Boulevard do Centro Cultural em Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 02/09/2023 Tony Angeli é atração da noite deste sábado na Festa ItalianaNeste final de semana continua a Festa Italiana, integrando a programação do 69º aniversário de emancipação político-administrativa de Jaguariúna, no Boulevard Pedro Abrucês, no Centro Cultural Ulysses da Rocha Cavalcanti. A programação teve início na noite da sexta-feira, dia 1º.
 
“Essa iniciativa é uma homenagem aos imigrantes de toda a região. Herdamos hábitos, costumes e uma culinária riquíssima presente ainda hoje. É importante lembrarmos de nossas raízes e celebrar”, pontua Renata Tannuri Meneghetti, diretora executiva da Elo Produções. A festa tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura.
 
“Estou muito feliz com este evento italiano em Jaguariúna, uma vez que no próximo ano comemoramos os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sem dúvida, Jaguariúna desempenha um papel fundamental nesta história”, a secretária, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos.
 
A festa assinala, ainda, a importância da preservação das tradições culturais e do resgate à memória do município, como ressalta Miriam Alzira de Souza Zanon. Descendente de italianos, ela fundou e presidiu, em 21 de dezembro de 2004, a Comunità Italiana de Jaguariúna, que foi extinta em 2019. Todo o acervo consta, hoje, na Casa da Memória de Jaguariúna.
 
“Ainda tenho alguns arquivos em casa, mas o grande acervo da comunidade é todo público. Nossos objetivos foram cumpridos. Tivemos o resgate das famílias italianas, um convênio para aulas de italiano nas escolas, já descontinuado; e pudemos promover vários eventos, inclusive os de rua. O último desse tipo, grande, foi 2005. Entendemos que qualquer pessoa interessada pode estimular iniciativas e eventos assim e fico feliz em poder participar deste momento, assim como todos os interessados e a comunidade”, lembra e ressalta, com carinho. A cidade já contou também com uma Festa Italiana, tendo como uma das organizadoras, Therezinha Marion, na Praça Umbelina Bueno.
 
MANGIA MOLTO! COMAM BASTANTE!
 
A curadoria da comedoria da festa acolheu uma fartura de pratos tipicamente italianos de diversas regiões da “bota”: além de pratos consagrados como o bife à parmegiana ou à milanesa, polentas mole e frita, massas artesanais, nhoque, lasanha, pizzas e panini, receitas emblemáticas.
 
Caso do “maiale arrosto” (porco assado espalmado no rolete com arroz e linguiça); “porchetta” à moda de Ariccia (província de Roma) com batatas douradas com alecrim ou lanche; do “rococó”- versão de panini com mais de 80 anos de tradição, que leva copa, rosbife e pasta de gorgonzola com salsinha e azeite; e dos cones de frutos do mar, típicos da região da Ligúria. Essas iguarias estarão disponíveis na Piazza Del Sale (Praça Salgada). Os gelatos, o tiramisu e outras sobremesas amadas em todo o mundo estarão na “Dolce Piazza”.
 
A nomenclatura das alamedas e toda a comunicação do evento, aliás, “parla italiano e brasiliano” de um jeito afetivo e muito bem-humorado. No Villaggio Di Produttori, na parte interna do Boulevard, por exemplo, estarão os produtores artesanais com seus queijos, meles, charcutaria, vinhos, cachaças, licores, antepastos, geleias, artesanatos, acessórios e, ainda, o espaço da comunidade italiana de Jaguariúna.
 
Quem visitar o Villaggio poderá, ainda, tirar dúvidas sobre como tirar a cidadania italiana, de forma gratuita. Painéis de mais de três metros com pontos turísticos icônicos da Itália, como a famosa Torre de Pisa. A criançada terá muitas opções adequadas ao paladar e, claro, uma “Piazza Dei Bambini” repleta de diversão. E os papais podem esperar surpresas que vão encantá-los ao longo de toda a programação.
 
 
COMEDORIA DA FESTA ITALIANA 2023 | ELO PRODUÇÕES
 
DOLCE PIAZZA - Praça Doce
Canolli - chocolate/baunilha/café/doce de leite/pistache e limão siciliano
Gelato com sabores variados
Tiramisù
Doces variados
 
PIAZZA DEL SALE – Praça Salgada
Polenta frita recheada – diversos recheios
Polenta mole com molho ao sugo OU bolonhesa
Bife à parmegiana com arroz branco e batata frita
Bife à milanesa – com purê de batata OU salada de batatas italiana
Da região da Ligúria, cones e porções com mix de frutos do mar (peixe, camarão e lula) ou somente camarão, peixe ou lula.
Frango a passarinho com polenta frita
Lanches de pernil, linguiça e contrafilé
Porchetta - a bem tradicional Ariccia (província de Roma) com batatas douradas com alecrim ou lanche
Coxa e sobrecoxa braseadas com polenta mole simples ou com ragu de calabresa
Maiale Arrosto - Porco assado (espalmado e no rolete com arroz e linguiça)
Fogazza
Pane e Antipasti – Antepastos e pães
Pizza
Panini Italiani - Sanduíches italianos no pão ciabatta com recheio forneado (4 queijos / calabresa/ peperoni com cebola roxa e rúcula/ Rococó - uma receita de família de 80 anos que leva copa, rosbife e pasta de gorgonzola com salsinha e azeite.
 
PASTA FATTA A MANO
Lasanha Tradicional Bolonhesa/Lasanha 4 queijos na massa verde/ Lasanha da Nona (branca com ragu de carne, queijo brie e gorgonzola)
Nhoque recheado (mozzarella/gorgonzola/ricota com nozes)
 
PASTA ITALIANA
Spaghetti ao molho sugo e bolonhesa
BRASILIANAS - Homenagens à Itália
Batata recheada Coxinhas
 
VILLAGGIO DI PRODUTTORI
Queijos, mel, charcutaria, vinhos, cachaça, licores, antepastos, geleias, artesanato, acessórios e espaço da comunidade italiana.
PIAZZA DEI BAMBINI – Área kids
Área infantil com muita diversão: infláveis, jump e passeio de trenzinho
 
 
PROGRAMMA DEI CONCERTI – AGENDA DE SHOWS
 
2/9 – Sábado
12h30 – Orquestra Sanfônica de Americana - Viva a Itália
14h30 - Jonas Francisco - La Bella Italia
17h30 - Desafio Musical
20h - Grande Show com Tony Angeli
 
3/9 – Domingo
12h30 - Grupo Folklorístico Stella Bianca com música e danças italianas 15h - Jonas Francisco - La Bella Italia
19h - Mega encerramento com a banda Monallizza - Tim Maia Tributo
 
 
SERVIÇO:
 
Até 3 de setembro: das 12 às 22h no domingo.
Onde: no Boulevard do Centro Cultural, ao lado da Estação da Maria Fumaça de Jaguariúna/SP e parte integrante do integra o roteiro turístico e cultural daquele município.
Quanto: não paga para entrar, mas pedimos que colaborem com as ações culturais e beneficentes; e doem macarrão e/ou ração para pets.
Realização: Elo Produções. Instagram: @eloproducoes | WhatsApp: +55 19 99733-1398 (Renata). O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Jaguariúna.
 
Compartilhe:
Comente: