Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Literatura

Pesquisadores lançam o livro Sentimento da Inteligência Artificial: novas tecnologias, antigos conceitos

por Redação/Estrela da Mogiana em 25/08/2023 Capa do Livro Sentimento da Inteligência ArtificialOs pesquisadores Giovani Moura de Holanda, da FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas e Cláudia R. C. Pfeiffer, do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), da Unicamp lançaram o livro Sentimento da Inteligência Artificial: novas tecnologias, antigos conceitos.  
 
O objetivo da obra é intensificar a reflexão sobre o papel da Inteligência Artificial em nossas vidas, buscando maximizar seus benefícios e mitigar os riscos e os efeitos colaterais indesejados decorrentes de sua utilização massiva.
 
O livro tem 134 páginas e custa R$ 46. Os autores contaram com a colaboração da também pesquisadora Simone Pallone de Figueiredo, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjorn), da Unicamp.
 
“Este livro foi feito para todas as pessoas preocupadas com a Inteligência Artificial, para as que a estudam, ou que querem saber um pouco mais sobre essas tecnologias inteligentes que já fazem parte de nossas vidas e que mudam a forma como trabalhamos e nos relacionamos com o mundo e com as outras pessoas”, explica o pesquisador Giovanni Moura de Holanda.
 
Ele ainda disse que as tecnologias sempre impactaram a vida dos seres humanos, mas, agora, interferem com proporções que a gente nunca viu antes.
 
“Nesse livro, buscamos refletir sobre a importância de interpretar os modelos que as máquinas usam para tomar decisões, que podem decidir a vida das pessoas e impactar atividades em vários setores. Buscamos rever conceitos clássicos que fundamentam os desenvolvimentos em inteligência artificial, não apenas para quem trabalha na área, tratando, por exemplo, da relação natural/artificial e humano/máquina, e trazer reflexões sobre até que ponto as máquinas, cada vez mais inteligentes, podem se aproximar do comportamento humano”, analisa.
 
 
Compartilhe:
Comente: