Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Escolas municipais de Jaguariúna adotam detectores de metais portáteis e instalam câmeras

por Redação/Estrela da Mogiana em 14/04/2023 Reunião discute segurança nas escolas A Prefeitura de Jaguariúna irá adotar a inspeção com detectores de metais portáteis nas entradas das escolas municipais e ainda instalará mais câmeras de monitoramento nas 35 unidades de ensino municipais. Serão comprados 126 detectores de metais portáteis.
 
Segundo a secretária de Educação, Cristina Catão essas medidas se somam a outras ações que já foram adotadas, como a criação de um ‘botão do pânico’ nas escolas por meio do aplicativo CCC Jaguariúna, a contratação de mais 25 guardas municipais.
 
Além da implantação da atividade delegada para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.
 
“Queremos garantir a integridade física dos nossos alunos, professores e demais funcionários das escolas. Por isso não hesitamos em reunir todas as forças policiais, secretarias e a comunidade escolar para enfrentarmos essa situação de pânico provocada pelos recentes ataques em escolas de São Paulo e Santa Catarina. É assim, com a união de todos, que vamos superar esse momento de preocupação em nossas escolas”, analisa o prefeito Gustavo Reis.
 
Segundo a secretária todos os 1.800 funcionários da rede pública de ensino começarão a passar por curso de capacitação de defesa pessoal a partir da próxima semana. As novas medidas foram discutidas ao longo dos últimos dias em reuniões realizadas com os comandos das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal, além de autoridades municipais. Algumas mães de alunos também foram ouvidas e apresentaram sugestões.
 
A secretária Cristina lembrou ainda que, além das novas ações, a Secretaria de Saúde, também firmou uma parceria com o Grupo UniEduk/UniFAJ, num projeto de mapeamento da saúde mental, para capacitar professores da rede pública a identificarem comportamentos anormais ou potencialmente nocivos de alunos ou outras pessoas dentro das escolas.   
 
“Esse é um trabalho muito unificado de parceria. Conseguimos unir todas as forças policiais. Os casos de fake news já estão sendo investigados. É um trabalho muito intenso e que está gerando um resultado muito bom”, disse Cristina.
 
A secretária também pediu tranquilidade aos pais para que esse período de tensão nas escolas possa ser superado. “Nenhum gestor passou por isso. É um desafio muito grande, mas vamos superar”, completou.
 
 
 
Compartilhe:
Comente: