Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Festival Gosto da Amazônia reúne restaurantes de Campinas, Holambra e Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 27/03/2023 Botequim da Estação é um dos restaurantes de Jaguariúna no FestivalO Festival Gosto da Amazônia acontece até o dia 9 de abril reúne 60 restaurantes, nas cidades de Campinas, Holambra e Jaguariúna. Eles devem incluir no cardápio um prato inédito com pirarucu, preparado com o tempero e o toque especial dos chefs.
 
Em Jaguariúna, os restaurantes que integram o festival são Bar da Praia, Botequim da Estação e Sô Raiz.
 
Com sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas, o pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Alguns pratos servidos chamam atenção pela criatividade e sabor, reforçando toda a versatilidade do pirarucu na gastronomia.
 
"Os festivais têm a importância de comunicar os atributos do pirarucu sustentável. Permitem que as pessoas conheçam o peixe e possam compreender que estão experimentando um produto de sabor único, mas também tendo um consumo consciente. O evento torna conhecido o pirarucu, e o público está contribuindo tanto para a conservação dos recursos naturais da Amazônia como para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas e ribeirinhas.”, destaca Adevaldo Dias, colaborador da ASPROC (Associação dos Produtores Rurais de Carauari) e presidente do Memorial Chico Mendes.
 
Além das suas qualidades gastronômicas, o manejo do pirarucu selvagem, praticado no estado do Amazonas, permitiu que o peixe não fosse extinto e atualmente contribui para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Floresta.
 
A marca “Gosto da Amazônia – sabor que preserva a Floresta” enaltece os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas no projeto: preservação do meio ambiente, comércio justo, desenvolvimento econômico e social sustentável. Tudo isso, claro, temperado com o sabor único dos produtos da Amazônia.
 
SERVIÇO:
 
Festival Gosto da Amazônia
Data: Até 9 de abril de 2023.
Mais informaçõeshttps://gostodaamazonia.com.br/festival
 
Lista de participantes e pratos:
 
 JAGUARIÚNA
 
Bar da Praia – (Pirarucu grelhado com "risoto" de siri e farofa de camarão com banana)
 
Botequim da Estação - Pirarucu na Pedra (Delicioso lombo de pirarucu grelhado servido à moda botequim, acompanha: salada de rúcula tomate e cebola, arroz à grega, farofa portuguesa, mandioca cremosa e molho tártaro
 
Sô Raiz – (Pirarucu Defumado na Crosta de Torresmo)
 
CAMPINAS
 
NB Steak - Peixe da Amazônia (Pirarucu selvagem de manejo, grelhado ao molho de tucupi)

Applebee’s Campinas - Grilled Herb Pirarucu (Saboroso pirarucu grelhado, coberto com gremolata. Acompanhado de arroz pilaf e vegetais ao vapor)
 
Empório Santa Therezinha – (Filé de pirarucu Selvagem Grelhado com purê de cará, manteiga de ervas e redução de açaí)

Casa Bárbaros - Lombo do Pirarucu (600g) (Peixe de origem amazônica típico dos povos originários. Servido grelhado, com farofa de mandioca brava e vinagrete de caju)

Pobre Juan -  Sabores do Brasil (Barriga de pirarucu servido com farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco com castanha-do-Pará, purê de banana e molho de moqueca)

Jangada - Pirarucu Rio Madeira (Filé de pirarucu grelhado com molho de limão e purê rusticidade de cabotiá)
 
HOLAMBRA
 
Martin Holandês - Pirarucu à la Amazônia (Esse prato remete à riqueza da fauna e da flora amazônica, composto por steak de lombo de pirarucu selvagem com o espetacular risoto de cupuaçu, servido com molho do verdadeiro guaraná amazônico)

Casa Bela - Pirarucu Grelhado (Lombo de pirarucu selvagem, servido às natas e guarnecido com couscous marroquino com vegetais e banana da terra)

Lago do Holandês -  O Rei do Lago ("Delicioso lombo de pirarucu selvagem, em nata de alho poró. Acompanhado de arroz com camarão e pupunha, vinagrete de cebola roxa e farofa de banana da terra. Este prato bem amazônico é realizado em parceria com comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, defendendo os princípios da conservação do meio ambiente e sustentabilidade.")
 
Compartilhe:
Comente: