Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Projeto Cineasta do Futuro promove oficinas para alunos de duas escolas

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 28/12/2016 arquivo sem legenda ou nomeAs oficinas sobre produção cinematográfica do projeto Cineasta do Futuro reuniram 50 alunos de 8ª série das escolas municipais Coronel Amâncio Bueno e Maria Tereza Piva, no dia 22 de novembro.

Este é o terceiro ano que o projeto é desenvolvido na cidade.

O cineasta Christian Saghaard ensinou os conceitos sobre linguagem audiovisual, como enquadramento, movimentos de câmera, ângulos de filmagem e decupagem.

"O objetivo foi despertar a criatividade dos participantes no uso da câmera como ferramenta de expressão”, explicou o cineasta. 

Um roteiro para as gravações foi elaborado entre os participantes e as filmagens ocorreram no próprio período do curso. Os alunos vivenciaram as funções de atuar e dirigir num curta metragem, que foi editado e finalizado ao final da oficina.

“É nítido a carência dos alunos por oportunidades como essa. Em ambas as escolas os alunos se dedicaram, participaram de forma ativa em toda a oficina e ficaram com gostinho de quero mais”, analisou o idealizador do projeto Cineasta do Futuro, Rafael Petrini completando que a intenção foi proporcionar uma vivência diferente, com o conteúdo passado por um cineasta de formação e com ampla experiência no mercado.

De acordo com ele o audiovisual está presente no dia a dia dos alunos, através dos celulares, internet e televisão. “Eles já produzem vídeos em boa parte do tempo, mas sem ter consciência das etapas necessárias e sem perceber a força que um vídeo produzido tem. Por isso, as oficinas são importantes para acrescentar na formação deles e proporcionar a descoberta de talentos”, destacou.

O material produzido nas oficinas poderá ser conferido no endereço https://www.facebook.com/CineastadoFuturo. O projeto Cineasta do Futuro foi uma realização da Secretaria de Educação de Jaguariúna.
 
Compartilhe:
Comente: