Estrela da Mogiana

Notícias > Patrimônio Cultural

Prédio histórico de Jaguariúna sofre alteração na pintura e muda cenário da rua Alfredo Engler

por Redação/Estrela da Mogiana em 02/01/2023 Prédio histórico teve pintura de fachada alterada (Foto Gislaine Mathias)A chegada do Poupatempo na cidade de Jaguariúna veio para oferecer mais serviços aos jaguariunenses, mas a pintura do prédio histórico, com as cores em preto e branco, causou indignação nas pessoas que defendem a preservação do patrimônio histórico.
 
O casarão foi construído pelo imigrante italiano Lucilo Poltronieri, no ano de 1896. Na época abrigou residência na parte superior enquanto que no térreo ficou para o comércio.
Como era a pintura do prédio antes da mudança
Desde então, o prédio sediou diversas atividades, como agência bancária e mais recentemente foi sede da Biblioteca Municipal.
 
Mesmo com o passar do tempo, independente da atividade que sediava, o prédio manteve as suas características arquitetônicas e a sua pintura, mas em 2022, houve uma mudança na cor da fachada.
 
É bom ressaltar, que o prédio é histórico e faz parte da lista de propriedades inventariadas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Ambiental, Documental e Paisagístico de Jaguariúna.
 
Também vale destacar que a rua Alfredo Engler é histórica e conta com três casarões de destaque que ainda mantém as suas características arquitetônicas: Vila Bueno e os Casarões da Família Sayad e de Lucilo Poltronieri. A Vila Bueno e o Casarão Sayad ainda mantém as suas cores originais.  
 
Compartilhe:
Comente: