Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Saúde de Jaguariúna reforça importância da vacina após aumento de casos de Covid

por Redação/Estrela da Mogiana em 22/11/2022 Vacina contra a Covid é fundamental para combater a doença Com o aumento de casos de Covid-19 em todo o estado, devido ao aparecimento de novas variantes, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna reforça a importância da vacinação e da manutenção dos cuidados básicos com a saúde e a higiene.
 
Quem ainda não completou o chamado ciclo vacinal (duas doses mais reforços), deve procurar uma unidade de saúde com a carteira de vacinação para atualização.
 
A vacinação continua sendo a forma mais segura e eficiente de se proteger contra o coronavírus.
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, a obrigatoriedade do uso de máscaras continua limitada às unidades de saúde médico-hospitalares do município, como forma de prevenção.
 
“Tendo em vista o aumento do número de casos de Covid-19 no município, bem como vem acontecendo no Estado e no País, recomendamos que neste momento cada pessoa faça uma avaliação individual de risco e adote cuidados baseados na sua condição de saúde”, afirma a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
 
“Além disso, é recomendado que idosos acima de 75 anos, pessoas que passaram por transplante de órgão recente, pessoas com doença de lúpus e imunossuprimidos, em geral, evitem aglomerações e utilizem máscaras sempre que tiverem contato com outras pessoas”, completa a secretária.
 
Dicas
 
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de higienizá-las. Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos. Use, preferencialmente, lenços de papel.
 
O que fazer
 
A pessoa que apresentar sintomas gripais deve procurar o Centro de Testagem Covid-19 para atendimento inicial e realização de testagem rápida (TR- Antígeno), conforme protocolo vigente no município.
 
Se você for um caso suspeito ou confirmado de Covid-19, a recomendação é de ficar em casa conforme prescrição médica.
 
Realize frequentemente a higienização das mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%.
 
 
 
Compartilhe:
Comente: