Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Bebês com comorbidades começam ser vacinados contra a Covid nesta segunda-feira

por Redação/Estrela da Mogiana em 21/11/2022 Bebês começam a ser vacinados nesta segundaOs bebês com comorbidades começam ser vacinados contra a Covid-19, pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna.  
 
A vacinação dos bebês de 6 meses a 2 anos (2 anos 11 meses e 29 dias) começa nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cruzeiro do Sul e Florianópolis.
 
Para vacinar as crianças, os pais deverão comprovar a comorbidade com relatório médico ou receituário médico, conforme preconizado pela 41ª Atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Estado de São Paulo.
 
Estão contempladas, na relação das comorbidades elegíveis para a vacinação, as seguintes doenças: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.
 
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, foram recebidas 180 doses da vacina Pfizer-BioNTech Baby e, por este motivo, a campanha será centralizada em apenas duas UBS´s. Dessa forma, evita-se a perda de doses.
 
“Por se tratar de um imunobiológico específico para a faixa etária, com dosagem e aprazamento diferenciado em relação aos demais grupos, a equipe técnica passou por um treinamento na sexta-feira, dia 18, onde foram abordados temas como comorbidades, composição do frasco, volume, processo de diluição e administração da vacina, entre outros”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
 
Ainda de acordo com Maria do Carmo, o esquema de vacinação primário será composto por três doses, sendo as doses 1 e 2 aplicadas com um intervalo de quatro semanas entre as doses e a terceira dose com um espaço de oito semanas, após a administração da segunda dose.
 
HORÁRIOS:
 
UBS Florianópolis: das 7h30 às 19h30 de segunda a sexta-feira (fechado das 12h às 13h para almoço)
UBS Cruzeiro do Sul: das 8h às 16h de segunda a sexta-feira (fechado das 12h às 13h para almoço)
 
 
Compartilhe:
Comente: