Notícias > Jaguariúna 68 anos
Negros e imigrantes integraram a força do trabalho na lavoura e no comércio em Jaguary
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/10/2022
No final do século XIX, as fazendas começaram receber os primeiros italianos, que vieram substituir o trabalho escravo, nas lavouras de café.

Com o passar do tempo, os imigrantes foram conquistando a sua própria terra e outros optaram pelo ramo do comércio, então, surgiram os armazéns de secos e molhados comandados pelos italianos, no centro do distrito.

Nesse período houve um crescimento da chegada de portugueses e em Jaguary, a maioria deles foi trabalhar na ferrovia.
Mesmo com o passar dos anos, ainda era possível ver imigrantes ou descendentes de portugueses realizando atividades ligadas ao trem, desde no escritório até como maquinista e outros cargos.
Já os libaneses chegaram na Vila Bueno, com o dom para o comércio e foram exercer a profissão de mascate.


Na fase mais recente, também passou a contar com a força do trabalho de pessoas de diversos cantos do País que escolheram a cidade para morar. Desta maneira foi se desenvolvendo e formando a Jaguariúna da atualidade.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: