Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 68 anos

Fazenda da Barra: um patrimônio histórico e cultural no município de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 22/09/2022 Dois momentos da história da Fazenda da BarraA sede, capela e dois galpões da Fazenda da Barra passaram por um trabalho de restauro e revitalização.
 
No passado, a fazenda foi conhecida como grande produtora de cana-de-açúcar, algodão, cereais e café. Pertenceu a José Guedes de Souza, tetraneto de Barreto Leme, o Barão de Pirapitingui.
 
Ele deixou a fazenda para o filho, José Alves Guedes, em 1897.  
 
No final do sistema escravista, a fazenda recebeu grande número de imigrantes italianos para trabalhar na plantação do café.
 
No ano de 1932, Joaquim Machado de Souza e um sócio adquiriram a propriedade, que ganhou consecutivamente durante 12 anos o Prêmio de Produtor Rural do Estado de São Paulo, por melhor qualidade do milho.
 
Em 2008, a sede e uma área foram adquiridas pelo município. Com a demora para o restauro, a fazenda acabou perdendo alguns itens importantes da sua história.
 
Ao mesmo tempo, outros detalhes da história foram preservados, como os escritos do tempo da Revolução de 32.
 
Em 2014, descendentes da Família Guedes retornaram as raízes ao visitar a cidade.
 
Na época, Ana Matilde Guedes Zagaroli disse que a intenção de reunir os descendentes foi porque a fazenda viveu no imaginário da maioria dos familiares.
 
O projeto de restauro da casa sede e dos galpões 1 e 2 da Fazenda da Barra foi retomado pela Secretaria de Turismo e Cultura, em 2019. Este é considerado um dos principais patrimônios arquitetônicos e históricos de Jaguariúna.
 
Também foi realizado um trabalho de ambientação dos espaços internos da casa sede.
 
Após esse trabalho de revitalização, a fazenda abriu as portas para visitação e já sediou eventos comemorativos, como, da Revolução de 32 e da Independência do Brasil, e também recebeu visitas de estudantes da cidade.
 
Compartilhe:
Comente: