Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Jaguariunense Fabiana Ramos destaca a importância de ser Rainha do Rodeio no combate ao preconceito

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 16/09/2022 Fabiana Ramos foi eleita a Rainha do Rodeio e traz para debate a intersexualidadeA modelo jaguariunense Fabiana Ramos, de 28 anos, foi eleita Rainha do Rodeio de Jaguariúna, com 33,25%. A sua história de vida se divide entre superar o preconceito e ir à luta em busca dos seus objetivos para ‘tornar a própria autora da sua história’.
 
Uma das suas lutas é conscientizar as pessoas sobre a intersexualidade (se refere as pessoas que nascem com essa condição biológica, ou seja, anatomia do órgão sexual com características atípicas do sexo feminino ou masculino). Antigamente era utilizado o termo hermafrodita. 

Em entrevista ao site Estrela da Mogiana, ela comenta da importância de ser Rainha do Rodeio para dar voz as suas causas e desta maneira ajudar outras pessoas.
 
Estrela da Mogiana - Qual a sensação de ser eleita a Rainha do Rodeio de Jaguariúna, sendo de Jaguariúna?
 
Fabiana Ramos - Não tenho palavras para descrever este sentimento de gratidão, por todos que confiaram e fizeram este sonho se tornar realidade, pôr decidirem se unir para fazer a diferença.
 
Estrela da Mogiana - Porque resolveu participar do concurso?

Fabiana Ramos - Decidi participar, porque sei da importância de ter alguém em cargos importantes, para servir de referência para pessoas consideradas diferentes, desmistificar isto e mostrar que somos todos iguais, precisamos apenas de oportunidades para mostrar nossos talentos.
 
Estrela da Mogiana - Agora eleita, como pretende utilizar o seu reinado para ajudar outras pessoas?

Fabiana Ramos - Pretendo de forma integral, usando esta visibilidade, dar voz às causas que defendo que são sociais, raciais, discriminatórias, entre outras.
 
Estrela da Mogiana - Você vem lutando para conscientizar as pessoas sobre a intersexualidade e agora como vencedora do concurso o que essa conquista pode ajudar você nessa caminhada?

Fabiana Ramos - Esta vitória significa uma coroação de um ciclo muito difícil de dificuldades, lutas, superação, aprender a lidar com julgamentos, críticas e preconceitos, mas, com o reconhecimento que fiz o melhor, que não me fiz de vítima, fui a luta para tornar a própria autora da minha história, deixando meu marco para ajudar outras pessoas alcançar suas posições de lideranças e aos poucos desfazer esta sociedade machista e preconceituosa.
Fabiana busca através do cargo de Rainha do Rodeio ganhar visibilidade para as suas causas 
Estrela da Mogiana - Você acha que a sua vitória no concurso vai incentivar mais pessoas de Jaguariúna a participar do concurso, além de quebrar tabus e preconceitos?

Fabiana Ramos - Sem dúvidas, esta vitória representa um ciclo novo no concurso, fazer as pessoas ver que todas são capazes e que depende de nós e dos nossos esforços, e que o mais importante é se preparar e se programar para quando as oportunidades aparecerem saber lidar com o momento. Este rodeio é uma plataforma acolhedora que busca a verdadeira essência das pessoas, trabalhando inclusão e o respeito ao próximo.
 
Perguntas rápidas
 
Um sonho: Entrar para história através do meu testemunho para mudar outras histórias.

Lazer: Reunir em casa com família e amigos.

Uma paixão: Natureza.

Uma inspiração: Minha mãe por ser um exemplo de força e de superação mesmo em meio a agressão doméstica, machismo, pobreza que passei na infância, ela ensinou que nunca podemos desistir e hoje sou esta mulher forte por causa dela.

Comida preferida: Amo legumes e saladas

Como divide o seu tempo: Estudo e trabalho durante a semana. Aos finais de semana sempre que posso me reúno com a família e amigos para conversar, dar risadas, churrasquinho, coisas simples, que é o mais importante para mim.
 
O concurso ainda elegeu Susu Lourenço de Pedreira como princesa, com 22,29%, e Laura Gião, de Jaguariúna como miss, com 21,23%.
 
Compartilhe:
Comente: