Estrela da Mogiana

Notícias > Cotidiano

Censo Demográfico em Jaguariúna ganha reforço de mais recenseadores para agilizar o trabalho

por Redação/Estrela da Mogiana em 15/09/2022 Mais recenseadores para agilizar o trabalho O Censo Demográfico em Jaguariúna ganhou o reforço de mais dez recenseadores, ampliando em 50% o número de trabalhadores.
 
Eram 20 e agora são 30 no total. Esse número ainda poderá crescer mais, passando para 49 agentes com novas contratações pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo 2022.
 
Segundo o coordenador do Censo em Jaguariúna, Rubens Pires de Camargo, os trabalhos estão dentro da expectativa e a previsão de conclusão das entrevistas na cidade em outubro está mantida.
 
Ele ressalta, no entanto, que os recenseadores ainda estão enfrentando resistência por muitos moradores, o que dificulta o trabalho nas ruas.
 
“Pedimos, mais uma vez, para que as pessoas atendam nossos agentes com educação e prestem todas as informações solicitadas”, afirma Camargo.  
 
A Lei Federal nº 5.534/1968 prevê a obrigatoriedade na prestação das informações estatísticas colhidas para o Censo 2022 e que vão servir de base para a formulação de políticas públicas e a distribuição de recursos da União. O infrator está sujeito a multa.
 
O Censo Demográfico de 2022 é realizado e coordenado pelo IBGE, órgão federal vinculado ao Ministério da Economia e responsável por organizar a consulta, que ocorreu pela última vez no país em 2010.
 
Os recenseadores atuam uniformizados, com boné e colete azuis, com a logomarca do IBGE.
 
Os recenseadores usam um dispositivo móvel de coleta na cor azul. A identidade dos entrevistadores pode ser verificada pelo telefone 0800 721 8181.
 
Dúvidas podem ser tiradas pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/.
 
O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente nos domicílios.
Compartilhe:
Comente: