Estrela da Mogiana

Notícias > Religião

Paróquia de Santa Maria celebra padroeira com repique dos sinos, missas, carreata e procissão

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 11/09/2022 Padre Ademir Bernardelli destaca a importância de comemorar a padroeira (Foto Gislaine Mathias)O Dia da Padroeira da cidade de Jaguariúna, Santa Maria, será comemorado nesta segunda-feira, dia 12, e a programação começa às 6h30, com o repique dos sinos, na Igreja Centenária, uma antiga tradição que acontecia nos eventos de antigamente.
 
Em seguida, às 7h, acontece a celebração da missa. O padre Ademir Bernardelli destacou que a cidade, as paróquias e as comunidades nasceram ao redor de Nossa Senhora, enfim, ela é a padroeira principal de toda essa cidade.
 
O padre ainda explica que aqueles que são católicos e vivem a fé teriam por obrigação prestar homenagens à padroeira e ter um amor muito grande para com a mãe de Jesus, além de viver isso no dia a dia das suas vidas.  
 
A programação teve início no dia 3 de setembro, com a abertura da novena. Para o padre, a festa da padroeira é um momento em que os católicos se reúnem durante nove dias se preparando para essa festa.
 
“A comunidade fez um retiro espiritual, de nove dias, rezando, refletindo meditando e renovando a fé e o compromisso cristão, que é o batismo. E renovando a nossa capacidade de sermos cada vez mais mensageiros da palavra de Jesus Cristo através da Mãe Maria”, explica o padre.
 Programação conta com coroação da imagem de Santa Maria no altar da Matriz (Foto Gislaine Mathias)
Segundo Ademir Bernardelli, Maria deixou um exemplo para a humanidade por ser uma mulher da fé.
 
“Aquela que acreditou e que viveu isso intensamente, tanto é, que foi exaltada por Isabel, na Sagrada Escritura: você é feliz porque acreditou e esse acreditar levou com que se tornasse cada vez mais a serva do Senhor. Ela se coloca nesse serviço de fazer com que a comunidade aprenda através dela, que é modelo da vivência da fé, da perseverança, da mulher oracional e que viveu intensamente voltada para Jesus Cristo. E o papel da Vigem Maria e de Nossa Senhora, nada mais é do que apontar Jesus como caminho, a verdade e a vida para todos nós”, explica.  
 
Ainda na programação desta segunda-feira, dia 12, às 8h, reza do terço na comunidade São Jorge, na Colina do Castelo, e saída de uma carreata passando pelas comunidades e chegando para a missa das 10h.
 
Já às 15h, celebração de consagração e coração da imagem de Nossa Senhora, que foi colocada no altar neste ano. E às 16h, missa com procissão e quermesse.
 
 
Compartilhe:
Comente: