Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 68 anos

Matriz Centenária é marco da fundação de Jaguariúna e chama atenção pela pintura interna do teto

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 09/09/2022 Pintura no teto se destaca como um dos poucos exemplares de estuque fasquiado do Estado de São PauloA Matriz Centenária de Santa Maria, marco histórico da fundação de Jaguariúna, com data de 1894, se destaca pela riqueza de detalhes em sua arquitetura, com traços do estilo gótico e pela pintura interna do teto da nave.
 
O início da construção da obra ocorreu em 1889, pelo engenheiro alemão Guilherme Giesbrecht, atendendo ao pedido do coronel Amâncio Bueno.
 
No ano de 2017, após vistoria no prédio, o professor Marcos Tognon, do grupo Inovação e Pesquisa para o Restauro (IPR) da Unicamp, apresentou um estudo de conservação da Matriz, para representantes da Paróquia de Santa Maria e do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Documental, Ambiental e Paisagístico de Jaguariúna (CONPHAAJ).
 
Na época, ele destacou o teto interno da Matriz. “É uma técnica muito antiga e temos registros em Pompeia, sendo uma estrutura leve feita de madeira e preenchida com argamassa calcaria. No Brasil foi utilizada nos séculos 18 e 19, e começo do 20. Na região da Mogiana que começa em Jaguariúna e vai até Mococa, poucas igrejas mantiveram essa estrutura original, então, uma das questões mais importantes de Jaguariúna é ser um dos poucos exemplares de estuque fasquiado do Estado de São Paulo, feito provavelmente por artesãos de origem italiana ou alemã”, ressalta o professor Marcos Tognon.
 
Ele explica que todo o trabalho de restauro precisa primar por três conceitos: respeitar o máximo a estrutura original do edifício e intervir o menos possível, atualizar o edifício em termos de infraestrutura e criar uma série de rotinas de prevenção para conservação correta dos pisos, dos elementos artísticos e pintura.
 
“Todo restauro é um reaprendizado de como era feito antigamente, e é muito estimulante, por isso, precisa de profissional com sensibilidade, capacidade e habilidade para fazer esse tipo de intervenção”, analisa
 
 
Compartilhe:
Comente: