Estrela da Mogiana

Notícias > Jaguariúna 68 anos

Do picadeiro do circo Marabá para se tornar moradora no Distrito de Paz de Jaguariúna

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 04/09/2022 Celeste gostava de escrever e lançou dois livros‘Não é fácil escrever um livro. Requer muita paciência, muita atenção, coordenar as ideias para que não haja nenhum deslize em seu segmento. Com isso, vou tentar expressar, em alguns trechos, um pouco de hilaridade para dar mais ênfase àquilo que sai do meu pensamento. Ao final do mesmo, me sentirei recompensada pelos dias, horas, meses de um trabalho contínuo. Feliz pelo que realizei’.
 
Este é o trecho de apresentação do livro Tramas do Coração – 2006, da escritora Celeste Pires da Costa Ferrari, que também escreveu a obra “Degraus da Vida” (Editora Jaguariúna - 1996).
 
A escola artística de Celeste foi no circo do seu pai José Pires. Desde cedo fez do picadeiro o seu palco e apresentou diversos números circenses, como trapézio, arame e malabarismo.
 
O seu primeiro trabalho foi aos cinco anos quando dançava Charleston, numa época em que os circos eram pequenos, mas chamavam a atenção dos moradores das cidades.
 
Ela acompanhou a fase do circo-teatro quando passou a interpretar personagens nas peças e participava também dos bailados. Trabalhou na emissora de rádio Panamericana, atual Jovem Pan, quando era locutora e fazia novelas.
 
Com o circo Marabá conheceu o distrito de Jaguariúna e deixou a vida circense em 1948 para casar com Walter Ferrari. Em 1980 descobriu o artesanato e no ano de 1992 iniciou a vida na literatura. E participou até do Prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade. Ela faleceu no dia 10 de novembro de 2006.
 
Compartilhe:
Comente: