Estrela da Mogiana

Notícias > Meio Ambiente

Município de Jaguariúna fica na 93ª posição no ranking geral de certificação do programa Verde e Azul

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 29/08/2022 Vista aérea da cidade de JaguariúnaO Programa Município Verde Azul (PMVA), uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), divulgou o Ranking Ambiental Paulista, com a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021, pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.
 
O destaque foi Bragança Paulista, que conseguiu a primeira posição no ranking, com a nota de 97.52.
 
Já os municípios que completam o top 10 são Penápolis, São Pedro do Turvo, Guararema, Lençóis Paulistas, São José do Rio Preto, Salto, Itapira, Gabriel Monteiro e Socorro, todos com nota acima de 91,70 pontos. 
 
Jaguariúna ganhou a certificação, mas ficou na 93ª posição, com a nota 75,29, sendo o pior resultado da cidade em comparação com os dois últimos anos de participação no programa.
 
Em 2019, Jaguariúna ficou em 66º, com a nota 82.77 e em 2020, Jaguariúna ocupou o 43º lugar, com 88.57.
 
Das cidades que integram a RMC, seis aparecem em melhores posições: Americana – 14ª, Indaiatuba – 19ª, Itatiba – 39º, Campinas – 52ª, Holambra – 61ª e Santa Bárbara D’Oeste – 65º.

“É muito gratificante observar os municípios se empenhando em adotar agendas mais sustentáveis e o Município Verde Azul é a nossa forma de reconhecer o trabalho que essas cidades vêm fazendo ao longo dos últimos tempos, além de apoiar tecnicamente e compartilhar boas iniciativas” explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. 
 
 O PMVA deste ano aconteceu entre os dias 22 e 24, e foi dividido em três grupos que atingiram avaliação suficiente para serem qualificados como municípios sustentáveis por meio do programa. Ao todo 204 cidades receberam o certificado. 

Durante o evento também foi anunciado a atualização nos critérios para a classificação das cidades para o próximo ciclo.
 
“Reconhecendo a importância do esforço das prefeituras, estamos focados no aperfeiçoamento do Programa Município Verde Azul e vamos colocar metas para municípios de diferentes faixas populacionais e realidades distintas. Serão metas muito claras, alinhadas com a política do Estado”, confirmou o secretário Fernando Chucre.

Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
 
Para que um município seja qualificado, é necessário atingir a pontuação mínima exigida (40 pontos), considerando as notas obtidas nas 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Participaram da solenidade Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente; José Amaral Wagner Neto, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente; Chico Sardelli, prefeito de Americana; Patrícia Iglecias, presidente da CETESB; Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente; Cassiano Avila, subsecretário de Infraestrutura e Paulo Delgado, coordenador do Programa Município VerdeAzul.
 
Confira Jaguariúna em todas as edições:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/verdeazuldigital/pontuacoes/






 
Compartilhe:
Comente: