Estrela da Mogiana

Notícias > Fotografe Jaguariúna

Fotografe Jaguariúna: tucano-toco vem aparecendo com frequência em árvores da cidade

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/08/2022 Tucano mostra toda a sua pompa em uma árvore da cidade (Foto Gislaine Mathias)Está cada vez mais comum ver tucano pelas árvores de Jaguariúna. O tucano-toco (Ramphastos toco), também conhecido como tucanuçu, se destaca como o maior de todos os tucanos, apresentando em média 56 cm de comprimento e 540 g de massa.
 
Ele é encontrado no Cerrado e florestas do interior do Brasil, ocorrendo em áreas semiabertas e fechadas.
 
O seu nome científico signfica ave de bico grande como uma espada (Ramphastos) que faz seu ninho no oco/toco do pau (toco).
 
Possui penas pretas em grande parte de seu corpo. Na região do pescoço, as penas são brancas. Ao redor dos olhos, a pele é nua e apresenta cor laranja ou amarela.
 
A pálpebra do tucano-toco é azul-turquesa. O bico do tucano-toco é largo, longo, com tonalidade alaranjada vibrante, estrias rubras perpendiculares ao eixo principal e uma mancha negra na extremidade.
 
Essa espécie de tucano se alimenta de frutos carnosos e arilos de sementes de diferentes espécies, além de ovos e filhotes de outras espécies de aves.
 
Colocam de dois a quatro ovos, os quais apresentam incubação de cerca de 16 dias. Esses tucanos são monogâmicos e vivem, em média, 40 anos.
 
 
Compartilhe:
Comente: