Notícias > Fotografe Jaguariúna
Fotografe Jaguariúna: tucano-toco vem aparecendo com frequência em árvores da cidade
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 03/08/2022 Está cada vez mais comum ver tucano pelas árvores de Jaguariúna. O tucano-toco (Ramphastos toco), também conhecido como tucanuçu, se destaca como o maior de todos os tucanos, apresentando em média 56 cm de comprimento e 540 g de massa.Ele é encontrado no Cerrado e florestas do interior do Brasil, ocorrendo em áreas semiabertas e fechadas.
O seu nome científico signfica ave de bico grande como uma espada (Ramphastos) que faz seu ninho no oco/toco do pau (toco).
Possui penas pretas em grande parte de seu corpo. Na região do pescoço, as penas são brancas. Ao redor dos olhos, a pele é nua e apresenta cor laranja ou amarela.
A pálpebra do tucano-toco é azul-turquesa. O bico do tucano-toco é largo, longo, com tonalidade alaranjada vibrante, estrias rubras perpendiculares ao eixo principal e uma mancha negra na extremidade.
Essa espécie de tucano se alimenta de frutos carnosos e arilos de sementes de diferentes espécies, além de ovos e filhotes de outras espécies de aves.
Colocam de dois a quatro ovos, os quais apresentam incubação de cerca de 16 dias. Esses tucanos são monogâmicos e vivem, em média, 40 anos.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: