Estrela da Mogiana

Notícias > Meio Ambiente

Meio Ambiente: a preservação da natureza depende do comportamento de cada pessoa

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 04/11/2016 arquivo sem legenda ou nomeO site Estrela da Mogiana, com a proposta de contribuir para uma maior conscientização da comunidade sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, criou a editoria PreservAção Verde, nome de um projeto lançado em Jaguariúna.

A primeira grande ação deste projeto foi o lançamento do gibi Chico em Defesa do Meio Ambiente, que teve o seu  enredo baseado na história Chico e os Quatro Reis da Natureza, da escritora Solange Hakomaru.

O gibi contou com apoio do jornal Gazeta Regional e foi realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação de Jaguariúna. Foram entregues 3.900 exemplares para alunos de 1º ao 6º anos de 12 escolas municipais, de um total de 10 mil impressos.

Uma das idealizadoras do PreservAção Verde, Flávia Porto, contou detalhes do projeto em entrevista ao site Estrela da Mogiana.
    
Estrela da Mogiana - Como surgiu a ideia da Preservação Verde?
 
Flávia Porto - Surgiu observando o comportamento das pessoas. Percebi que faltava conscientização e informação. Percebi muito lixo jogado nas ruas, sendo que cada canto onde não havia muita passagem de pessoas era um lugar para descartar móveis, lixos domésticos e entulhos. Em uma cidade que tem a coleta regular de lixo sempre podemos ver sacolinhas jogadas à beira da linha do trem, em terrenos baldios e até nas praças. Também percebi uma grande falta de respeito com os recicladores, colocando além de materiais para reciclagem sujos, também sempre vi restos de carvão de churrascos, fezes de animais e até animas mortos. A ideia principal é levar informações sobre reciclagem e sobre economia de água e energia.
 
Estrela da Mogiana – Na época foi lançado um gibi. Qual a importância dessa publicação na época?  
 
Flávia Porto - O gibi foi importante para que o público alvo, as crianças, entendessem a importância de se reciclar e respeitar os recicladores. Entender como são fundamentais para esse trabalho e valorizar esse profissional. Também entender que reciclando estamos ajudando a preservar nosso planeta.
 
Estrela da Mogiana - Como você analisa a conscientização do brasileiro em relação ao meio ambiente?
 
Flávia Porto - No Brasil poucos municípios tem coleta seletiva, grande parte dos materiais que deveriam ser reciclados acabam em lixões, também nos rios causando uma grande tragédia ambiental. O povo brasileiro tem pouca informação, e mesmo quando reciclam não tem consciência realmente do que se recicla ou não, além de deixar os materiais sujos e nos períodos mais quentes ocorrem de moscas depositarem seus ovos e logo eclodem em larvas quando o reciclador recolhe.
 
Estrela da Mogiana - Na sua opinião o que seria ideal acontecer para que houvesse uma mudança de comportamento?
 
Flávia Porto - Não é difícil responder essa pergunta, pois eu vi isso acontecer. É possível mudar o comportamento de uma população sobre esse tema, mas não é fácil é necessário que haja uma união do poder público, do setor privado e com certeza a ajuda de voluntários. É um tema que precisa ser colocado em pauta sempre que possível, precisa iniciar nas escolas, levar para eventos públicos, ser pauta nas empresas, nas unidades de saúde, realmente efetuar uma campanha intensa e fazer as pessoas entenderem que é uma questão de saúde e orgulho manter sua cidade limpa. A ideia original não é minha, esse sistema foi implantado na cidade de Jaguariúna mas infelizmente perdeu força. Com o tempo todo investimento terá retorno quando cada cidadão estiver fazendo sua parte. É como se fosse um trabalho de formiguinha que se torna algo grandioso, poupando o serviço da prefeitura em limpeza das áreas públicas. Uma cidade limpa terá um povo mais saudável e uma economia no setor de saúde. Uma população consciente todos ganham.
 
Compartilhe:
Comente: