Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Literatura

Livro Panorama da Ópera no Brasil lançado pela Funarte Reúne cerca de 100 imagens e curiosidades

por Redação/Estrela da Mogiana em 20/06/2022 Livro destaca curiosidades da Ópera no BrasilO livro Panorama da Ópera no Brasil, de Cláudio Figueiredo e Nubia Melhem Santos, mostra como o Brasil absorveu e transformou uma forma de arte eminentemente europeia. A publicação desvenda qual público assistia às óperas, quem as interpretava, como eram os teatros onde haviam as apresentações e quais a função e o papel simbólico dessas casas de espetáculo nas cidades brasileiras.
 
O livro traz diversas curiosidades, não se atendo somente aos personagens do mundo do teatro e da música – como Antônio José da Silva (o Judeu), o padre José Maurício, a cantora negra Joaquina Lapinha e os compositores Carlos Gomes e Villa-Lobos.
 
Também apresenta nomes como do inconfidente Cláudio Manuel da Costa, do pintor Debret, do poeta Gonçalves Dias, além de Pedro II e Machado de Assis.

Reunindo cerca de 100 imagens – entre fotografias, pinturas e gravuras –, a publicação aborda desde as primeiras encenações públicas nas ruas das cidades até os anos 2000.

Intencionalmente, os autores escolheram abordar mais a interação desse gênero com outros aspectos da vida brasileira, como arquitetura, urbanismo, costumes, crítica, teatro, jornalismo e política, do que o aspecto musicológico.
 
Desse modo, a obra atenta para aspectos menos conhecidos da história, como a presença marcante dos afrodescendentes brasileiros no mundo musical do Brasil Colônia; a atração de personagens como D. João VI, Pedro I e a princesa Leopoldina pelo universo da ópera; e as disputas apaixonadas entre torcidas em torno de cantoras líricas rivais nos teatros do Brasil do século XIX — um conflito em que divergências musicais se confundiam com rixas políticas.

Panorama da Ópera no Brasil descortina, ainda, os corais de canto lírico em vilarejos da Amazônia no século XVIII; o ambiente da ópera e da música de Rossini como palco e pano de fundo da efervescência política às vésperas da Independência, as primeiras tentativas de criação de uma ópera nacional e o sucesso de Carlos Gomes na Europa.
 
Livro: Panorama da Ópera no Brasil
Autores: Claudio Figueiredo e Nubia Melhem Santos
Edições: Funarte
Preço: R$ 50,00
Livraria Mário de Andrade – Funarte
livraria@funarte.gov.br
 
Compartilhe:
Comente: