Estrela da Mogiana

Notícias > Região

Alunos da Rede de Ensino de Artur Nogueira aprendem com o gibi As Aventuras de Nogueirinha

por Redação/Estrela da Mogiana em 18/06/2022 Alunos de Artur Nogueira realizam a leitura do gibi na semana do Meio AmbienteO gibi do Dr. Água em As Aventuras de Nogueirinha foi estudado por alunos da Rede Municipal de Ensino de Artur Nogueira durante a Semana do Meio Ambiente.
 
Com tiragem inicial de 5 mil exemplares e distribuídos em 24 escolas municipais, a obra foi idealizada pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), em parceria com a Secretaria de Educação. 

De acordo com a secretária de Educação Débora Sacilotto, os professores trabalharam temáticas ligadas ao desperdício de água, reciclagem e mudanças climáticas.
 
“Os gibis foram ferramentas fundamentais durante a Semana do Meio Ambiente. Com eles, os professores puderam trabalhar os assuntos de forma lúdica e descomplicada, afinal, os alunos se divertiam e aprendiam ao mesmo tempo”, disse. 

A presidente do Saean, Gabriela Montoya, acredita que o trabalho que vem sendo desenvolvido com as crianças, principalmente por meio de projetos como o gibi, trarão bons frutos para as gerações futuras. 

“O Saean fica extremamente feliz em ver que um dos principais objetivos do gibi tem sido cumprido fielmente: que é o de educar as crianças nogueirenses. Elas serão responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro. A revista tem feito com que elas se conscientizem sobre a importância de preservar o meio ambiente e de usar os recursos naturais de forma racional”, frisa a superintendente.

O livro foi dividido em três capítulos e possui 28 páginas. A primeira história debate o uso consciente da água e apresenta formas de como preservá-la.
 
Já a segunda, aborda as mudanças climáticas e a escassez da água como consequência de tais mudanças. Por fim, a última história retrata o tema reciclagem, onde os personagens aprendem sobre coleta seletiva e sobre o reaproveitamento de materiais.

Para apresentar todas as temáticas de forma alegre e descontraída, a equipe de produção deu vida ao personagem Nogueirinha, um menino disposto a aprender com tudo e todos.
 
Ele mora com o pai mecânico; a mãe dona de casa; a irmã cadeirante; o irmão adolescente que costuma demorar no banho; além da irmã bebê e do Faíscão – o cachorro de estimação cheio de humor.

A revistinha conta ainda com aparições surpresas do famoso Dr. Água, a gota animada que ensina toda a família a economizar o recurso hídrico.
 
Outros personagens acabam ganhando destaque, como o funcionário do Saean, que tira dúvidas sobre a autarquia, e o consciente Juquinha – amigo japonês de Nogueirinha.

Ao final do gibi, a criança pode realizar atividades de colorir e caça-palavras. A ideia é fazer das revistas um projeto fixo, com lançamentos anuais.


 
 
Compartilhe:
Comente: