Estrela da Mogiana

Notícias > Fique Sabendo

Efeitos da pandemia da Covid-19 resultam na união do home office com o sistema híbrido de trabalho

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 04/01/2022 Carol explica que no sistema híbrido de trabalho as empresas intercalam o home office com a ida à empresaA pandemia da Covid-19 fez com que as empresas apostassem no home office como uma maneira mais segura de trabalho para evitar o contágio. Depois de quase dois anos do vírus circulando, o sistema de trabalho vem passando por novas transformações, unindo home office com o sistema híbrido.
 
Carol Pepe, do Ok Coworking, explica que no sistema híbrido de trabalho as empresas intercalam o home office com a ida à empresa ou até mesmo em locais remotos como espaços de coworking (escritórios compartilhados).
 
Ela destaca que durante a pandemia ainda há uma inclinação das empresas em deixar trabalharem em casa os funcionários de atividades não essenciais, visando resguardar a todos que puderem ficar em casa, porém cada vez mais a tendência é alternar o trabalho remoto, em casa, com o presencial, para poder reunir as equipes e manter vínculos criativos e de trocas.
 
“Acredito que nada volte a ser como era pois a cultura empresarial mudou. As pessoas também mudaram. As reduções de custos obtidas pelas empresas no sistema de "home office" não poderão ser ignoradas. Ao mesmo tempo, já se começa a perceber que ter funcionários em casa 100% do tempo aumenta transtornos psicológicos como ansiedade, síndrome do pânico e depressão”, explica.
 
Ela ainda complementa que por isso, o modelo híbrido é uma alternativa, pois possibilita o contato social e desenvolvimento criativo e mantem parte das reduções de custos, equilibrando a produtividade dos funcionários, que poderão render mais com essa flexibilidade.
 
Para Carol, o home office e o sistema híbrido de trabalho se tornam atrativos pela redução de custos é um ponto importante para as empresas.
 
“Além disso, o sistema híbrido, seja na própria empresa ou em locais como coworkings, permite interação entre as pessoas e gera trocas de ideias, novos desenvolvimentos de forma diferente da troca online mesmo sendo mantidas as reuniões de equipes”, complementa.
 
Compartilhe:
Comente: