Estrela da Mogiana

Notícias > Artigos

Narcisa Bertinate Barbosa...Ou a imprescindível Dona Narcisa!

por Daniel Marion em 24/12/2021 Narcisa, uma grande perda para Jaguariúna“Chega um momento em sua vida, que você sabe: Quem é imprescindível para você, quem nunca foi, quem não é mais, quem será sempre!” 
Charles Chaplin. 
 
Muitas pessoas passam por nossa vida, mas poucas foram realmente imprescindíveis, e digo isso porque sem a presença de Dona Narcisa em minha vida (e na de muitos de meus amigos) muito provavelmente eu não saberia o que “imprescindível” significa.
 
Dona Narcisa foi minha alfabetizadora, professora de meu primeiro ano fundamental (na época falávamos: ”primeiro ano do grupo escolar”). Com ela conheci as primeiras letras, escrevi as primeiras palavras e certamente foi através do carinho com que ela transmitia sua sabedoria, que aprendi a amar as letras, as palavras, a poesia, a literatura, e hoje sou compositor e professor da Língua e da Literatura em nosso idioma. Certamente ela foi imprescindível em minha vida!
 
Dona Narcisa era sobretudo amiga dos alunos, parceira das mães e pais cujos filhos ela ajudava a educar, sim ela era mais que professora, era educadora. Seu carinho e cuidado nos mostrou, em épocas de punições e reguadas, que o ensinamento baseado no amor e no respeito àqueles a nosso redor é muito mais duradouro e verdadeiro.
 
Dona Narcisa nunca me abandonou, sendo amiga de minha família, sempre acompanhou cada momento de minha vida, sempre que nos encontrávamos, na rua, na igreja...ela demostrava sincero interesse em saber como eu estava.
 
Dona Narcisa foi professora alfabetizadora de muitas gerações, assim Jaguariúna tem uma imensa dívida para com ela. Ela é sem dúvida uma heroína, por seu comprometimento com a educação em um país onde os professores sempre foram tão desvalorizados. Mais do que a ler e a escrever, com seu exemplo, aprendi que ensinar é tentar transformar a realidade das pessoas, equilibrar as oportunidades, não permitir que condições de trabalho adversas me façam oferecer uma educação inferior aos que estão sob minha responsabilidade.
 
Obrigado Dona Narcisa por seu amor, por seu compromisso com a educação e com nossa cidade, por sua amizade e pela parte de você que sobrevive em mim, que me faz melhor como pessoa e como profissional da educação!
 
Compartilhe:
Comente: