Estrela da Mogiana

Notícias > Região

Centro Cultural Movimento é inaugurado em Socorro e reúne 120 anos de história das motos e bicicletas

por Redação/Estrela da Mogiana em 24/11/2021 Batizado de Centro Cultural Movimento, o local foi oficialmente inaugurado no dia 11 de novembroA cidade de Socorro inaugurou o primeiro museu do Estado de São Paulo que destaca os 120 anos de história das motos e bicicletas no país. Batizado de Centro Cultural Movimento, o local foi oficialmente inaugurado no dia 11 de novembro, com as presenças de autoridades e pilotos que fizeram história no país e no mundo, representantes de entidades do setor, além de membros de algumas das famílias que iniciaram o motociclismo no Brasil.
 
“Tudo que vocês vão ver aqui dentro do museu trata da história de nós mesmos. Tudo que está aqui é porque os pilotos e as famílias nos cederam. A lista de quem emprestou motos é enorme”, destaca Carlãozinho Coachman, curador do ‘Centro Cultural Movimento’.
 
Um dos momentos mais comoventes foi a participação de Dedé, que, aos 102 anos, representou a família Ceccarelli. “São tantos nomes importantes presentes aqui, mas escolhi Dedé Ceccarelli para representar a todos vocês. Essa senhora representa uma das mais antigas famílias do motociclismo brasileiro. O pai dela foi campeão de ciclismo nos anos 1910, ganhando 12 de 11 corridas. Foi o primeiro campeão Paulista de ciclismo do interior. Ela é filha de Constante Ceccarelli e irmã de Constante Ceccarelli Jr. As histórias deles estão aqui dentro”, disse Carlãozinho Coachman.
 
Outras histórias, também contadas no museu, foram rememoradas durante a solenidade de abertura, entre elas, as biografias dos irmãos Paolo e Gualtiero Tognocchi, pilotos que marcaram época nas décadas de 1960 e 1970 em provas de Lambrettas e com a importante vitória na 1ª edição das ‘500 Milhas de Interlagos’, além da incrível biografia de Antônio Jorge Neto, o Netinho, piloto brasileiro que venceu as ‘100 milhas de Daytona’ em 1983.
 
“A história do motociclismo brasileiro tem alguns heróis e feitos impressionantes. A gente tem as vitórias do Alexandre Barros e os 21 anos dele em Mundiais (MotoGP e SBK). Foram oito vitórias e mais de 40 pódios. Tivemos Marco Antônio Greco, que disputou MotoGP, Formula Indy e as ‘500 Milhas de Indianápolis’, o título do Eric Granado no Europeu de Moto2, a vitória do Adu Celso no Mundial de 1973 e Antônio Jorge Neto, que venceu Daytona em 1983”, completa Carlãozinho Coachman.
 
Iniciado há cerca de duas décadas, a proposta de desenvolver o mototurismo na cidade de Socorro ganhou força nos últimos anos com o lançamento do projeto ‘Socorro Destino Duas Rodas’, que culminou na exposição ‘Duas Rodas e Uma Nação’ e, mais recentemente, na parceria público-privada que oficializou a abertura do museu ‘Centro Cultural Movimento’.
 
Informações: 
O QUE: Centro Cultural Movimento
ONDE: Antiga Estação Ferroviária;
ENDEREÇO: Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP)
INGRESSO: R$ 20,00 inteira | MEIA ENTRADA:  Para os estudantes e 60+ 
SOCORRENSES:  Não pagam nos dias úteis, apresentando o Cartão Cidadão e documento oficial com foto (RG, Passaporte ou CNH)
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h
SITE:   www.centroculturalmovimento.com.br 
 
Compartilhe:
Comente: