Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Literatura

Irmãs Lívia Mota e Natália Moreti lançam livro de poesias Quatro Anos de Diferença

por Redação/Estrela da Mogiana em 18/11/2021 Obra reúne cerca de 80 poemas sobre cotidiano, feminismo, maternidade e momentos inusitadosAs irmãs Lívia Mota e Natália Moreti que se chamam de manas, realizaram o lançamento do primeiro livro de poesias da dupla: “Quatro Anos de Diferença – poemas de duas manas escritas”, na terça-feira, dia 16 de novembro, na cervejaria Landel, em Campinas.
 
Quatro anos é o tempo cronológico entre os aniversários das irmãs e elas fizeram da ligação sanguínea, um encontro profissional. As duas escrevem textos a quatros mãos e, juntas, decidiram dar vida ao que chamam de palavras-almas. Como fruto dessa união,
 
A obra tem o selo da editora Pontes e reúne cerca de 80 poemas sobre cotidiano, sobre feminismo, maternidade, algumas questões filosóficas e momentos inusitados vivenciados pelas autoras.
 
“Desde quando começamos a trabalhar com a escrita afetiva tínhamos a ideia de reuni-las em formato de livro. Durante um ano trabalhamos, lado a lado, na elaboração do conteúdo, que tem poesias já publicadas e outras inéditas”, explica Lívia.
 
A escolha do local, pouco usual para o lançamento de um livro, se dá por dois motivos: uma das poesias que compõe o livro e que foi criada a quatro mãos foi, justamente, rabiscada em uma das mesas da cervejaria, e os copos de cerveja e os bares sempre regaram as memórias das autoras, vindas de família boêmia e nascidas em Mogi Mirim.
 
“Nossa escrita criativa acontece de forma colaborativa, uma faz e compartilha com a outra. Uma coloca uma palavra, outra chega com o verso final. Assim, vamos compondo nossos textos, que escrevemos também em nosso dia a dia, no Manas Escritas, nas poesias sob medida que fazemos para pessoas e marcas. Para o livro, o processo de criação foi mais particular, mas sempre no movimento de troca entre nós duas”, pontua Natália.
 
Ao ouvir a história das irmãs, Marcus Leijoto, gerente do estabelecimento, não pensou duas vezes e abraçou a ideia de organizar o evento.
 
“Após todas as restrições que enfrentamos por conta da pandemia, a cena cultural da cidade ficou bastante abalada. Então, ter esse lançamento é uma maneira de fomentar e incentivar novos autores. Será a primeira vez que recebemos um lançamento no bar”, celebra.
 
Marcado para o dia 16 de novembro, a partir das 19h, na Landel, o evento de lançamento do livro acontece durante o happy hour da cervejaria e vai contar com 10% de desconto no valor do exemplar, além de trilha sonora brasileira sob comando da DJ Paulets.
 
Ação social
 
O encontro para o lançamento do livro terá ainda uma ação social voltada à Academia Carolinas, ONG que luta pelo empoderamento de mulheres e pela transformação social, dentro da comunidade Souza Ramos, na Cidade Tiradentes, em São Paulo.
 
As irmãs Lívia e Natália já realizam um trabalho de parceria com a instituição que atua na capital e enxergaram, no lançamento do livro, a oportunidade de arrecadar livros e material escolar para as crianças e adolescentes que fazem parte da Academia Carolinas.
 
Os itens doados pelos convidados serão encaminhados às responsáveis pela iniciativa, que leva a história e o nome da escritora Carolina Maria de Jesus na essência.
 
Manas Escritas
 
Lívia e Natália são escritas e das palavras se nutrem e semeiam o mundo ao redor. Usam as palavras-alma como ferramenta e debruçam no papel toda tinta - carregada e sutil - da vida, dos encontros, dos sentidos e do existir e resistir mulher.
 
A poesia é a terra que, a quatro mãos, as irmãs revolvem para arar de versos e cobrir de rimas. Juntas, as duas fazem o Manas Escritas, um projeto de escrita afetiva e poética para pessoas e marcas, que pulsa pelo desejo genuíno de fazer o texto chegar em camadas profundas de cada um e de cada uma que se dispõe a lê-lo e a abraçá-lo. 


Uma é jornalista e estuda filosofia. Outra é publicitária e estuda ciências sociais. As duas tomam cerveja e celebram a vida por meio da escrita. São parecidas, mas não, não são gêmeas. São quatro anos de diferença. 
 
 
Compartilhe:
Comente: