Notícias > Cultura
Entrevista exclusiva: Marcela Leal apresenta o Stand-up Tirando do Sério em Jaguariúna
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 07/10/2016
Considerada a primeira-dama do Stand-up Comedy, ela foi a primeira mulher a fazer esse tipo de espetáculo no Brasil.
Em 2010, foi citada pelo jornal New York Times e comparada a comediante Tina Fey, integrante do Saturday Nigth Live americano.
Na televisão fez vários trabalhos, como, Minuto da Comédia com Marcela Leal no canal Bandnews e o programa Saturday Nigth Live” - versão brasileira.
Marcela atualmente participa da segunda temporada do programa Fritada no canal Multishow, além de estar contratada como elenco e também roteirista de humor na Rede Globo.
Em entrevista exclusiva ao site Estrela da Mogiana, Marcela Leal comenta sobre a peça e a sua carreira.
Estrela da Mogiana – Qual a expectativa de apresentar o stand-up Tirando do Sério no Teatro de Jaguariúna?
Marcela Leal – Pra mim é super legal porque eu não conheço a cidade, então, vai ser uma novidade pra mim também conhecer o público de Jaguariúna. E acho ótimo levar o stand-up comedy para a cidade, pois é um gênero que está na moda e vem sendo bem aceito pelo público.
Estrela da Mogiana – Como percebeu que tinha talento para o humor?
Marcela Leal – Eu nunca fui uma pessoa mega engraçada na vida, mas como gosto de escrever o stand-up foi perfeito pra mim porque eu tinha senso de humor e sabia escrever. O stand-up é um humor de texto e de criar piadas então pra mim foi muito tranquilo, pois criar o texto é fácil.
Estrela da Mogiana – Como surgem as piadas?
Marcela Leal – Das mais diversas formas. Já aconteceu de tudo. De observar e anotar no papel, de falar da minha vida e de falar de dramas, transformando em risadas aquilo que não era engraçado, ou seja, o
trágico cômico. Tem de tudo.
Estrela da Mogiana – Como é pra você ser considerada a primeira dama do stand-up comedy?
Marcela Leal – Eu tenho orgulho. Quando comecei não tinha ninguém e acho que as mulheres precisam estar em todos os segmentos. Eu nunca parei para pensar que o fato de eu ser uma mulher seria um problema pra mim, pois gostava de fazer humor e estava acima do fato de ser mulher. Pra mim é um orgulho.
Estrela da Mogiana – No início da carreira sofreu preconceito?
Marcela Leal – Sim. No começo eu fazia o Clube da Comédia, que era Rafinha, Oscar Filho, Danilo e Marcelo Mansfield, então, cada um fazia 15 minutos de show. E as vezes eu entrava depois do Rafinha e uma mulher no começo quando ninguém sabia o que era esse tipo de humor e entrar depois de um cara de 2 metros de altura que só falava coisa pesada era tenso. Uma vez escutei uma menina falando no banheiro que quando entrei pensou é uma mulher, mas foi muito bom e deu parabéns. Era bem diferente há dez anos atrás.
Estrela da Mogiana – Como está a participação da mulher no stand-up?
Marcela Leal – Tem mulher fazendo sim, mas ainda tem pouca mulher mesmo. Vou dar um exemplo, para cada 100 homens tem duas mulheres, essa é a proporção.
Estrela da Mogiana – Conte sobre o início da sua carreira.
Marcela Leal – Eu comecei com o Clube da Comédia. A gente resolveu montar esse grupo porque todos gostavam de stand-up e era uma coisa que não tinha no Brasil. A gente se apresentava num bar para pouquíssima gente e depois começou aumentar o público e chegamos a nos apresentar para mil pessoas.
Estrela da Mogiana – Como analisa a carreira?
Marcela Leal – Está ótima. Agora eu estou misturando com algumas coisas de autoconhecimento que eu gosto. Fazendo outro estilo de humor. Sou muito grata pelas minhas conquistas.
Estrela da Mogiana – Qual o seu maior desafio?
Marcela Leal – Pra mim é misturar o humor com o autoconhecimento. Eu gosto de meditar e estou passando por essa transição. Estou com um projeto novo no Youtube que falo de autoconhecimento e humor e estou criando uma palestra e um espetáculo novo. O desafio no momento é que eu não sei qual será o resultado, mas estou me arriscando porque não dá para ficar fazendo a mesma coisa e do mesmo jeito.
Estrela da Mogiana – Qual a importância do humor na vida das pessoas?
Marcela Leal – Eu acho importantíssimo. Eu acho que levar a sério o mundo é pedir para morrer mais cedo. Acreditar demais e viver todos os dramas profundamente vai fazer com que a pessoa morra mais cedo. O humor te leva para o ponto de vista de fora como se fosse um extraterreste e não se misturasse com essa loucura que é o mundo. É olhar de fora e ver o tão ridículo são as coisas que as pessoas levam muito a sério. Acho essencial o humor.
Serviço:
Show de humor: Tirando do Sério com Marcela Leal
Dia: 8 de outubro
Horário: 20h
Vendas: www.bilheteriarapida.com.br e Teatro Municipal Dona Zenaide
Telefones para contato: 19 -982034312 e 3867 2404
Valores: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)
Meia entrada: estudantes, aposentados e ingressos antecipados
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 21/02/2023 Vozes da Notícia #26: Carnaval e grandes eventos exigem atenção redobrada para evitar crimes Como é possível evitar crimes e golpes durante os grandes eventos? Este é o tema do Podcast Vozes da Notícia.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/09/2023 Lançamento do projeto Memórias de Jaguariúna reúne mais de 800 estudantes no Boulevard O projeto consiste no lançamento de livros, em vários volumes, sendo que o primeiro será lançado ainda neste ano.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/06/2022 2005: Grêmio Motorola/FAJ conquista título inédito na 2ª divisão do Paulista de Futebol Feminino Na 1ª divisão, a equipe ainda terminou com vice-campeonato Paulista em 2007.
Comente: