Estrela da Mogiana

Notícias > Cultura

Secconda Prattica Coro e Orquestra apresenta Música Aquática neste sábado no Teatro de Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 16/09/2021 Esta é uma ótima opção para o sábado à noite em Jaguariúna, sendo que a Seconda Prattica Coro e Orquestra tem direção artística e regência de Moisés CantosO sábado, dia 18 de setembro, será especial na programação em comemoração aos 67 anos de emancipação político-administrativa de Jaguariúna.
 
É que a obra clássica Música Aquática, do compositor alemão naturalizado inglês George Frideric Handel (1685-1759) será apresentada pelo Seconda Prattica Coro e Orquestra, às 19h30, com entrada franca, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
 
Esta será a terceira apresentação pelo projeto Música Sustentável, pois o  grupo já se apresentou no Castro Mendes, em Campinas e no Centro de Educação Musical Municipal em Hortolândia.
 
Haverá álcool gel e medição de temperatura na entrada do teatro, o uso de máscaras será obrigatório e para manter o distanciamento social, apenas 120 lugares serão ocupados.
 
Para retirar os ingressos basta ir até a bilheteria do teatro no dia da apresentação uma hora antes e apresentar documento.
 
O espetáculo terá transmissão ao vivo no Youtube pelo link https://youtube.com/channel/UCBqXicc-gF5qTGyeVhMVbVA , canal “secconda pratica coro e orquestra”.
 
Histórico
 
A Seconda Prattica Coro e Orquestra tem direção artística e regência de Moisés Cantos, também regente titular da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas, sendo formada por 24 músicos.
 
O projeto Música Sustentável compreende a gravação de álbum musical inédito, produção e apresentação da orquestra de câmara em três cidades, Campinas, Jaguariúna e Hortolândia.
 
A obra apresentada foi tocada pela primeira vez sobre uma barca durante o passeio do rei George I da Inglaterra pelo rio Tâmisa em 17 de julho de 1717.
 
O projeto foi aprovado e financiado pro ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e  Economia Criativa do Estado de São Paulo e, além das apresentações gratuitas, oferecerá 300  unidades  gratuitas do CD  para distribuição à população e para centros culturais dos três municípios.
 
O CD, que será gravado no teatro de Jaguariúna no dia 19, sem público, terá a prensagem de mil cópias. O repertório escolhido para a apresentação e gravação do CD é a obra Water Music (Música Aquática), composta por três suítes: Suíte I em Fá Maior, Suíte II em G Maior e Suíte III em D Maior, totalizando 54 minutos de música aproximadamente.
 
O grupo tem 24 músicos e maestro que, em sua maioria, possuem formação pela Unicamp, Conservatório de Tatuí ou estão em processo de formação,  cursando  música  em universidades.
 
Essa mistura de músicos em diferentes estágios proporciona a oportunidade de se desenvolverem na profissão, através de uma prática em grupo de qualidade. Aos músicos já formados, propicia a experiência de se reciclarem e passarem seu conhecimento de prática orquestral aos mais novos.
 
Também está prevista a inclusão das músicas em plataformas e aplicativos  virtuais, de forma gratuita, por no mínimo um  ano após seu lançamento. 
 
Compartilhe:
Comente: