Notícias > Meio Ambiente
Incêndio de grande proporção em mata nativa de Jaguariúna mobiliza bombeiros no combate ao fogo por mais de 40 horas
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 27/08/2021
O incêndio, de maior proporção já registrado em Jaguariúna, teve início na quarta-feira, dia 25 às 10h, numa fazenda localizada ao lado da Motorola.
A diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda Tesche explica que o fogo foi descendo por toda a extensão da área verde, que também é formada por mata nativa, e atingiu os pastos de mais duas fazendas.
“E ontem (26 de agosto), o fogo se intensificou na parte da tarde, na área verde de mata nativa ao lado da Ambev, onde ficamos até às 5h desta sexta-feira, dia 27”, contou a diretora.
No total, foram 43 horas de combate ao fogo. A ação envolveu o Corpo de Bombeiro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através das cidades de Mogi Guaçu e Campinas, e contou com o trabalho dos bombeiros municipais e da Defesa Civil, e apoio das Secretarias de Obras e de Meio Ambiente, e da Polícia Municipal, ambos de Jaguariúna.
Logo pela manhã desta sexta-feira, a equipe retornou ao local para monitorar a área e de acordo com informações da diretora Fernanda, o fogo está controlado.
O sargento Leme, responsável pelo monitoramento e vistoria da área, disse que está tudo sob controle, pois apesar de ter alguns focos não existem riscos.
Não se sabe o motivo que originou o incêndio, mas pela experiência dos profissionais, o fogo foi criminoso.

Por ser uma área de mata nativa, as dificuldades no combate ao fogo são grandes.
“É uma área muito fechada e não tem logística para entrar com veículo, então, o combate é realizado através da mão de obra, ou seja, o bombeiro entra no meio mato com vassoura de bruxa e bombas costais para estar combatendo o incêndio, só que é um trabalho demorado. Não é igual se tivesse com o veículo, que joga a água e rapidamente se consegue extinguir os focos, por isso acaba tomando essa proporção e as pessoas acham que ninguém está fazendo nada porque é um trabalho manual e por isso, demanda tempo”, esclarece Fernanda.
Assustador
Entre as preocupações com a área atingida pelo fogo estavam a proximidade com muitas propriedades rurais, uma empresa de grande porte e alguns bairros da cidade.
Além disso, a preocupação era grande com a flora e a fauna, por ser um local com árvores nativas e animais silvestres.
O barulho do fogo no bambuzal foi ouvido pelos moradores e a fumaça invadiu todos os cantos da cidade.
Os moradores ficaram assustados com a grandiosidade do incêndio, que vem sendo considerado um dos piores dos últimos anos.

Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/05/2022 Cerâmica Santa Cruz levava o nome de antiga fazenda e chamava a atenção pelas enormes chaminés Na coluna Memórias de Jaguariúna, destaque para cerâmica e fazenda, que produzia diversos produtos.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/05/2022 Estádio Auro de Moura Andrade movimentava os moradores de Jaguariúna na década de 50 Um fato marcante foi a inauguração do estádio que saiu publicada até no Jornal A Comarca de Mogi Mirim
Comente: