
Nessa corrida pela sobrevivência, eles buscam os lugares que ainda permanecem com árvores e espaços de natureza para continuarem na luta pela sobrevivência.
Na foto desta semana da coluna Fotografe Jaguariúna, um sagui aparece entre as folhas de uma árvore no bairro Berlim e mostra um olhar atento para mais uma mudança de habitat diante da ação do homem.
Com o corte de árvores no Campo do Padre, os saguis que habitavam aquela região precisaram encontrar em outros lugares uma maneira para se proteger da ação do homem e buscar alternativas de alimentação.
São animais de hábitos diurnos, de pequeno porte, podendo ser maior em algumas espécies e menores em outras.
Estes animais dificilmente descem ao solo para evitar serem presas fáceis, preferindo viver nos galhos intermediários e copa das árvores.
Apesar de se aproximarem do homem com facilidade, deve-se evitar tocá-los, pois são animais silvestres e ao ficarem com medo podem atacar e morder uma pessoa.
É preciso cada vez mais que o ser humano tenha a consciência de respeitar o meio ambiente e os animais.