Estrela da Mogiana

Notícias > Estrela Pet

Censo animal busca identificar e conhecer o perfil dos animais em Jaguariúna

por Redação/Estrela da Mogiana em 09/07/2021 Saúde terá acesso as informações de todos os cães e gatos existentes no município (Foto Ivair Oliveira)O Departamento de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Secretaria de Saúde de Jaguariúna está realizando o censo animal, com o objetivo de contar e identificar os animais domésticos na cidade.
 
Esta é a primeira vez que esse tipo de levantamento é feito, em Jaguariúna.
Para fazer o censo, a prefeitura está aproveitando o recadastramento do Cartão Cidadão.
 
Ao realizar o recadastro, o cidadão informa se possui algum tipo de pet em casa. Se a resposta for positiva, a pessoa receberá um link para preenchimento do formulário: Parâmetros da dinâmica populacional de cães e gatos domiciliados, para identificação e perfil dos animais.
 
Segundo a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão essas informações serão muito importantes para melhorar a saúde dos animais, verificar se a castração está sendo eficiente e conhecer a real vulnerabilidade para diminuir os maus-tratos.
 
“Assim, poderemos melhorar os serviços já existentes para os animais e, com as informações dadas pelos tutores, direcionar e acrescentar novos projetos e ações que busquem melhorias”, completa a secretária.
 
Todas as ações coletadas ajudarão no programa de saúde animal de Jaguariúna, que conta com o Posto de Atendimento Médico-Veterinário, Castra-Móvel e clínicas credenciadas.
 
“O censo animal dará informações que nos permitirão atuar de forma mais efetiva em diversas áreas que busquem a saúde e o bem-estar animal”, avalia o coordenador e médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, José Eduardo Chaib de Moraes.
 
Já a veterinária e diretora do Departamento de Zoonoses e Bem-estar Animal, Débora Conceição Barbosa Moreira Fattore, disse que o censo direcionará no sentido de melhorar os serviços já existentes e ainda implantar novos projetos buscando sempre a melhoria dos animais.
 
No ano passado, pela segunda vez consecutiva, Jaguariúna ficou entre as melhores cidades amigas dos animais. O município participou do 2º Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela World Animal Protection – Proteção Animal Mundial (WAP), com parceria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
 
Jaguariúna conquistou o 8º lugar, na categoria Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis.
 
 
 
 
Compartilhe:
Comente: