Estrela da Mogiana

Notícias > Fique Sabendo

Jaguariúna na rota da reciclagem de esponjas: preservação do meio ambiente e reutilização

por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 14/05/2021 Esponjas podem ser recicladas de maneira bem simplesJá é possível reciclar esponjas de limpeza através de um programa da TerraCycle, que busca utilizar esse material reciclado para fabricar novos produtos, como baldes, lixeiras e suportes para notebook.
 
Qualquer pessoa pode colaborar com essa iniciativa e ainda contribuir para preservar o meio ambiente com uma atitude simples, mas bastante eficiente.  
 
Em Jaguariúna, a voluntária responsável pelo programa, Tamiris da Silva Galli explica que para deixar o planeta ainda mais limpo, a Scotch-Brite juntou-se à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico.
 
“O programa irá proporcionar um destino mais nobre para as esponjas descartadas. E qualquer pessoa pode se cadastrar e ajudar na captação para depois realizar o envio para a empresa”, explica.
 
Ela conta que conheceu esse projeto através de uma amiga de Holambra. “Achei sensacional, pois eu jamais saberia que era possível reciclar esse tipo de resíduo, sempre jogava as esponjas no lixo reciclado e achava que elas eram feitas de um material biodegradável. Para cada pessoa que eu falo sobre a reciclagem de esponjas é uma surpresa e sinto algo gratificante em fazer algo para mudar o mundo e claro, ajudar o meio ambiente”, destaca.
 
Na sua opinião o mais importante é ajudar o meio ambiente. “Afinal, é mais um ‘objeto’ que se descartarmos de forma correta - fazendo o envio a empresa Terra Cycle - irá se transformar em um novo objeto (balde, pazinha de lixo...etc), e não mais um poluente”, enfatiza.
 
Ela explica que essa campanha não tem prazo para enceramento. A cada 2kg arrecadado é feito o envio para a empresa, porém essa ação continua. Os interessados podem entregar as esponjas usadas para a própria Tamiris ou depositar num galão existente na Agropecuária Santa Luzia.
 
Compartilhe:
Comente: