Notícias > Fique Sabendo
Jaguariúna na rota da reciclagem de esponjas: preservação do meio ambiente e reutilização
por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 14/05/2021
Qualquer pessoa pode colaborar com essa iniciativa e ainda contribuir para preservar o meio ambiente com uma atitude simples, mas bastante eficiente.
Em Jaguariúna, a voluntária responsável pelo programa, Tamiris da Silva Galli explica que para deixar o planeta ainda mais limpo, a Scotch-Brite juntou-se à TerraCycle para criar um programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico.
“O programa irá proporcionar um destino mais nobre para as esponjas descartadas. E qualquer pessoa pode se cadastrar e ajudar na captação para depois realizar o envio para a empresa”, explica.
Ela conta que conheceu esse projeto através de uma amiga de Holambra. “Achei sensacional, pois eu jamais saberia que era possível reciclar esse tipo de resíduo, sempre jogava as esponjas no lixo reciclado e achava que elas eram feitas de um material biodegradável. Para cada pessoa que eu falo sobre a reciclagem de esponjas é uma surpresa e sinto algo gratificante em fazer algo para mudar o mundo e claro, ajudar o meio ambiente”, destaca.
Na sua opinião o mais importante é ajudar o meio ambiente. “Afinal, é mais um ‘objeto’ que se descartarmos de forma correta - fazendo o envio a empresa Terra Cycle - irá se transformar em um novo objeto (balde, pazinha de lixo...etc), e não mais um poluente”, enfatiza.
Ela explica que essa campanha não tem prazo para enceramento. A cada 2kg arrecadado é feito o envio para a empresa, porém essa ação continua. Os interessados podem entregar as esponjas usadas para a própria Tamiris ou depositar num galão existente na Agropecuária Santa Luzia.
Veja mais:
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 10/02/2021 Vozes da Notícia #23: Nem as crianças estão livres do estresse em tempo de pandemia O estresse está cada vez mais presente na vida das crianças e já vem causando preocupação entre os especialistas.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 17/05/2022 Cerâmica Santa Cruz levava o nome de antiga fazenda e chamava a atenção pelas enormes chaminés Na coluna Memórias de Jaguariúna, destaque para cerâmica e fazenda, que produzia diversos produtos.
- por Gislaine Mathias/Estrela da Mogiana em 18/05/2022 Estádio Auro de Moura Andrade movimentava os moradores de Jaguariúna na década de 50 Um fato marcante foi a inauguração do estádio que saiu publicada até no Jornal A Comarca de Mogi Mirim
Comente: