Estrela da Mogiana

Notícias > Saúde

Pessoas com comordidades devem apresentar comprovação para vacinação contra Covid-19

por Redação/Estrela da Mogiana em 13/05/2021 Jaguariúna está realizando a vacinação também pelo sistema drive-thruA Secretaria de Saúde de Jaguariúna orienta as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas que apresentem comprovação para a vacinação contra a Covid-19. Essa orientação atende a recomendação do Ministério da Saúde.
 
Na nota técnica emitida pelo Ministério, a Secretaria informa que a pessoa que faz acompanhamento pelo SUS, poderá utilizar o cadastro já existente na sua unidade de referência.
 
Já quem não tem cadastro na Atenção Básica de Saúde deve apresentar um comprovante que demonstre pertencer ao grupo de pessoas com comorbidades, atendendo às definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, entre os documentos aceitos estão laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo da doença ou condição de saúde, CPF ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) do usuário, assinado e carimbado, em versão original.
 
Para as pessoas com deficiência permanente, essa condição deve ser atestada por meio de qualquer documento comprobatório, como laudo médico que indique a deficiência, cartões de gratuidade no transporte público, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas, documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outra documentação.
 
Já os cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão comprovar ser beneficiários para vacinação.
 
Já a vacinação prioritária na fase 1 da campanha se refere à gestante e puérpera com comorbidade que deverão comprovar a condição de risco conforme recomendações desse grupo.
 
Já para vacinação das demais gestantes e puérperas, conforme a faixa de idade (fase 2), a mulher deverá comprovar estado gestacional (com a carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico, por exemplo) ou fase de puerpério (declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento), e pertencer à faixa de idade recomendada para vacinação.
 
Critério de comorbidade definido pelo Ministério da Saúde:
 
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndrome coronariana
- Valvopatias
- Miocardiopatias e pericardopatias
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas no adulto
- Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente
- Hipertensão artéria estágio 3
- Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV
 
 
Conteúdo Relacionado: Covid 19
Compartilhe:
Comente: