Estrela da Mogiana

Notícias > Educação

Escola Mário Bergamasco fica entre as cinco melhores do Brasil em concurso do Fundo Garagem Educação

por Redação/Estrela da Mogiana em 16/04/2021 Professora durante desenvolvimento do projeto que destacou Jaguariúna entre as melhores do BrasilO projeto da Escola Municipal Professor Mário Bergamasco, com o título Alunos, Amigos, Professores ou Criativos, ficou entre os cinco melhores do Brasil, na competição organizada pelo Fundo Garagem Educação, que teve 200 participantes de 20 estados, incluindo o Distrito Federal. Jaguariúna foi a única cidade do Estado de São Paulo entre as melhores do Brasil. A escola receberá R$ 1 mil como apoio para continuar com o trabalho inovador e empreendedor.

Durante o período de inscrição, os professores de todo o Brasil mandaram ideias de projetos inovadores e transformadores na educação, podendo incluir uma ou várias disciplinas.
 
Dez projetos foram finalistas, incluindo o de Jaguariúna, e os professores puderam através de conversas por telefone e vídeo, mostrarem as propostas, contar as histórias de cada um e a realidade que eles enfrentam nas suas unidades escolares.
 
O projeto da professora Luciene Mára de Lima tem como base a produção de vídeos realizada pelos próprios alunos envolvendo os conteúdos estudados.
 
A ideia é que cada estudante identifique a sua forma de melhor aprender e de se aprofundar nos estudos sendo por meio de explicações, criação de jogos, experimentações e até mesmo desafios. Como tudo é gravado, o vídeo pode ser compartilhado e o conhecimento também.
 
A professora Luciene comemora o resultado e lembra que o projeto já está em andamento desde o finalzinho do ano passado e já existem vídeos prontos que aos poucos são publicados no canal do Youtube: Alimentando Mentes Criativas.
 
“Para os alunos que têm dificuldades com os recursos tecnológicos em suas casas e não conseguem participar das Lives, temos estudantes que já estão preparando vídeos para ajuda-los”, comenta a professora.
 
Para a secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Catão, os estudantes das escolas municipais só têm a ganhar com esse resultado positivo para a cidade.
 
“Para a escola e para a Educação este projeto se mostra como fundamental para que possamos engajar nossos alunos nos estudos ao passo que vamos usando a criatividade para driblar os obstáculos impostos pela pandemia”, destaca a secretária.
 
O Fundo Garagem Educação foi criado para apoiar professores inovadores e empreendedores em seus projetos.  Desta forma, os professores podem utilizar o dinheiro com recursos que julgarem necessários para irem além com suas turmas.
 
Link do vídeo do projeto: https://youtu.be/7Gmg-3thvTU, que está no site garagemeducacao.com
Compartilhe:
Comente: